Você já ouviu falar no ditado “funcionário feliz produz mais”? Então, ele não existe à toa! Afinal, colaboradores felizes produzem até 20% mais e esse é um dos motivos pelo qual o conceito do que é Employee Experience tem crescido cada vez mais no mercado.
Esse conceito — que pode ser livremente traduzido como experiência do colaborador — faz parte de uma estratégia de gestão de pessoas que tem foco em fortalecer o elo entre a marca e os funcionários.
Saiba mais sobre o que é Employee Experience, sua importância e como implementar na sua empresa para garantir os melhores resultados. Boa leitura!
O que é Employee Experience?
O Employee Experience é a soma de todas as interações e percepções que um funcionário tem ao longo de sua jornada na empresa, desde o processo de recrutamento até a saída da empresa.
Isso inclui aspectos como a cultura da empresa, a satisfação no trabalho, a liderança, a comunicação, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento, a segurança no trabalho e a equidade.
A lógica começa do ponto de vista que, ao gastar 8h do seu dia, o colaborador precisa estar em um ambiente que seja saudável para ele, tanto fisicamente quanto psicologicamente.
Afinal, a experiência do funcionário é importante porque afeta a satisfação, a retenção e a produtividade dos funcionários.
Alguns exemplos de Employee Experience são:
- Criar ações de engajamento de pessoas;
- Ter políticas de trabalho mais flexíveis;
- Fornecer equipamentos de qualidade;
- Investir em um pacote de benefícios atrativo.
Quais são os benefícios do Employee Experience?
Os benefícios do Employee Experience incluem:
- Retenção de funcionários: com uma boa experiência do funcionário, as empresas tendem a manter seus funcionários por mais tempo, o que pode ajudar a reduzir os custos de recrutamento e treinamento de novos funcionários;
- Produtividade: funcionários engajados e motivados tendem a ser mais produtivos e a contribuir mais positivamente para o sucesso da empresa;
- Melhora da imagem da empresa: uma boa experiência do funcionário pode ajudar a melhorar a imagem da empresa e a atrair novos talentos;
- Crescimento e desenvolvimento: oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional para seus colaboradores pode ajudar a mantê-los engajados e motivados, além de contribuir para o desenvolvimento da equipe e da empresa;
- Melhora comunicação da liderança: um ambiente de trabalho onde a comunicação é clara e transparente, e onde os líderes são acessíveis e respeitosos, pode ajudar a criar uma cultura positiva e a fortalecer a confiança dos colaboradores na empresa;
- Aumenta a satisfação no trabalho: a experiência do funcionário afeta diretamente na satisfação no trabalho, e isso pode impactar positivamente na qualidade de vida do colaborador, além de contribuir para a motivação e engajamento dele.
Dessa forma, muitas empresas têm usado boa parte dos seus investimentos para valorizar o capital humano e assim gerar todos os benefícios que o Employee Experience consegue promover por meio de uma jornada do colaborador que seja importante para ele, aumentando a qualidade de vida da empresa e também do funcionário.
Etapas da jornada de experiência do colaborador
A jornada do colaborador se inicia antes mesmo dele entrar na empresa. E vai até o fim dela, muitas vezes até depois da saída.
Por isso é tão importante entender quais são as jornadas de experiência de um colaborador.
Geralmente, eles incluem:
- Cultura e valores: a cultura e os valores da empresa são fundamentais para criar um ambiente de trabalho positivo e engajado. Isso inclui aspectos como a ética, a inclusão, a diversidade e a equidade;
- Comunicação e liderança: a comunicação clara e transparente é fundamental para criar uma cultura positiva e fortalecer a confiança dos colaboradores na empresa. Além disso, líderes acessíveis e respeitosos podem ajudar a criar um ambiente de trabalho saudável;
- Oportunidades de crescimento e desenvolvimento: oferecer oportunidades para que os funcionários possam crescer e desenvolver suas habilidades é importante para manter os funcionários engajados e motivados;
- Benefícios e compensações: os benefícios e as compensações oferecidos pela empresa podem afetar diretamente a satisfação dos funcionários e sua disposição para ficar na empresa;
- Ambiente de trabalho e segurança: um ambiente de trabalho seguro e saudável é fundamental para garantir a saúde física e mental dos funcionários;
- Reconhecimento e feedback: reconhecimento e feedback consistentes e construtivos são fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento dos funcionários, além de contribuir para aumentar a motivação e a satisfação no trabalho.
Afinal, por que se preocupar com a experiência dos colaboradores?
A função exercida por cada funcionário é responsável direta pelo sucesso das organizações. Você concorda?
Para isso, é indispensável empregar estratégias de retenção dos talentos e, ainda, apostar em práticas que tenham por objetivo melhorar o ambiente de trabalho.
Assim, há várias razões pelas quais as empresas devem se preocupar com a experiência dos colaboradores. Algumas delas incluem:
- Retenção de funcionários: funcionários satisfeitos e engajados tendem a ficar mais tempo na empresa e a ser menos propensos a deixar suas posições. Isso pode ajudar a reduzir os custos de recrutamento e treinamento de novos funcionários.;
- Produtividade: colaboradores que se sentem valorizados e motivados tendem a ser mais produtivos e a contribuir mais positivamente para o sucesso da empresa;
- Reputação: uma boa experiência do funcionário pode ajudar a melhorar a imagem da empresa e a atrair novos talentos;
- Crescimento: oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional para seus colaboradores pode ajudar a mantê-los engajados e motivados, além de contribuir para o desenvolvimento da equipe e da empresa;
- Comunicação e liderança: um ambiente de trabalho onde a comunicação é clara e transparente, e onde os líderes são acessíveis e respeitosos, pode ajudar a criar uma cultura positiva e a fortalecer a confiança dos colaboradores na empresa.
Agora que você já sabe o que é Employee Experience, quais os benefícios e por que se preocupar com ele na sua empresa, é o momento de entender como implementar o Employee Experience passo a passo. Continue acompanhando!
Como implementar o Employee Experience?
Para conseguir melhorar o cotidiano da sua equipe, é importante entender sobre como aplicar as ações de experiência dos colaboradores. Veja como:
1. Desenhe a jornada do colaborador
Semelhante à jornada do cliente, a jornada do colaborador é muito importante quando pensamos em Employee Experience.
Com essa estratégia em prática, você consegue se antecipar com os imprevistos e combater o turnover e absenteísmo. Por meio desse desenho, se identificam gaps e oportunidades de melhorias internas.
Inclusive, identificar formas de atrair talentos e elevar o engajamento. Afinal, é um mapeamento de todo o ciclo dos profissionais da sua empresa.
2. Invista no People Analytics
A primeira ação é colocar em prática o People Analytics.
E com os dados do People Analytics você implementa estratégias assertivas para otimizar a experiência de seus funcionários. Com essa ferramenta, é possível compreender melhor sobre cada pessoa na sua empresa, de forma que você entenderá as diferenças e individualidades dos colaboradores.
Além disso, você também conseguirá fazer uma análise completa sobre a performance dos profissionais e entender como criar ações de melhoria ou se preparar para tomadas de decisão, conforme os interesses de cada pessoa.
3. Invista em benefícios
Os benefícios são um dos maiores diferenciais competitivos para as novas gerações sendo visto como uma forma de valorização do capital humano que proporciona mais qualidade de vida.
Fornecer benefícios como jornada de trabalho flexível, auxílio home office, day off ou até mesmo incentivos ao desenvolvimento são alguns dos exemplos mais comuns de empresas que querem se destacar no mercado e criar uma boa experiência para seus colaboradores.
4. Desenvolva o seu time
Manter o desenvolvimento do seu time é um grande aliado do Employee Experience e do processo motivacional.
Afinal, incentivar o crescimento pessoal e profissional faz com que os colaboradores melhorem seu desempenho, entreguem melhores resultados, adquirirem mais confiança e autonomia.
Além disso, existem vários tipos de treinamentos corporativos que podem ser aplicados, desde o início da trajetória de um funcionário dentro da empresa. Além disso, não esqueça de considerar as necessidades e objetivos dos colaboradores.
Assim, você cultiva e desenvolve a motivação deles.
Agora que você já sabe o que é e como implementar o Employee Experience e quais os benefícios da aplicação nas empresas, continue acompanhando o blog da Plantar Educação para mais conteúdos como esse!