Muito além de conhecer técnicas de plantio, o negócio rural demanda uma boa gestão para usar, da melhor forma, recursos, equipamentos e pessoas. Ou seja, a gestão do agronegócio se tornou essencial!
Isso porque o agronegócio representa hoje 21,4% do PIB total do país, segundo levantamento feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
E ainda, a graduação em Gestão do Agronegócio EAD está na lista de cursos em alta até 2025 e se torna uma opção muito interessante para quem quer investir ainda mais em conhecimento no campo.
O setor do agronegócio apresenta resultados anuais tão positivos que nem mesmo grandes crises conseguem afetá-lo. E para continuar assim, investir em gestão deve ser uma das suas metas!
Neste conteúdo, você vai entender melhor sobre a importância e como colocar em prática na sua empresa rural, seja no campo ou na cidade. Vamos lá?
O papel do líder no agronegócio
A gestão de pessoas trata de estratégias para desenvolver habilidades, potenciais, reter talentos, e sobre o capital humano de uma organização. Nesse caso, a sua empresa agro.
Atuar em posições de liderança é um desafio em qualquer segmento, e não seria diferente no agronegócio.
O investimento na gestão de pessoas no agronegócio traz uma série de benefícios para os empreendimentos e, consequentemente, para o setor em geral. Sabendo disso, trouxemos algumas dicas que ajudarão a melhor a gestão de agronegócio na sua empresa, confira:
- Tenha visão de mercado e busque inovar: tenha capacidade de enxergar tendências, conhecer as novidades e encontrar soluções que vão muito além das cercas do campo;
- Mantenha sempre uma boa comunicação: enquanto pode ser vista como um desafio, também é uma oportunidade de investimento;
- Tenha uma postura multidisciplinar: adote ferramentas capazes de melhorar a maneira como seus colaboradores se mantém informados sobre o setor, suas atividades e outras demandas;
- Invista em treinamento especializado: isso trará inúmeros ganhos, tanto para a empresa e seus envolvidos quanto para o mercado de modo geral.
Principais desafios da gestão do agronegócio no país
Agora que você já conferiu algumas dicas para aprimorar a gestão do agronegócio no que diz respeito a sua liderança, também é preciso entender sobre algumas adversidades que o setor enfrenta e saber como lidar com elas da melhor forma.
Listamos aqui algumas delas. Acompanhe:
Perda e desperdício da produção
Atualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são, de alguma forma, jogados fora ao redor do globo, quando, na verdade, poderiam estar sendo aproveitados.
Por esse motivo, o combate à perda e ao desperdício de alimentos é um dos principais desafios do Brasil e do mundo nos próximos anos.
Existem dois problemas no Brasil: tanto a perda de imóveis quanto o desperdício no comércio varejista ou no consumo devido a sistemas logísticos ineficientes.
Processos burocráticos
O excesso de burocracia é outro entrave na gestão do setor agropecuário. Todos os processos, como a exportação de produtos, contêm um conjunto de requisitos que podem “complicar” as operações.
Neste caso, porém, essas medidas são necessárias para reduzir o risco de disseminação de pragas e doenças. Por isso, a legislação de cada país deve ser bem conhecida para evitar surpresas que impeçam que os produtos cheguem a algum lugar.
Problemas com transporte
Um dos maiores custos dos negócios rurais é, sem dúvida, o custo do transporte. Além dos altos preços dos combustíveis, a dependência do tráfego rodoviário e as más condições das estradas são um grande obstáculo não só para a indústria, mas também para o comércio rural.
Outra preocupação comum a esse respeito é o risco de danos ao produto durante o transporte. O motivo pode ser o armazenamento inadequado, viagens longas e variações de temperatura a que as mercadorias são expostas durante a viagem.
Falta de mão de obra qualificada
Hoje, a vida no campo é uma realidade para poucos jovens brasileiros. Os nascidos no meio rural também tendem a investir em profissões distantes da indústria.
Além disso, há muito pouco trabalho especializado neste contexto. Os que permanecem no campo são raramente treinados e, em sua maioria, desconhecem o uso de máquinas ou ferramentas técnicas que realizam tarefas importantes na propriedade.
Como e porque implantar uma boa gestão de agronegócio na empresa?
Vamos responder por que primeiro.
Sabemos que o aumento do valor da produção é um fator importante para melhorar o resultado e reduzir os efeitos combinados das oscilações dos preços das commodities no mercado. Mas outro ponto a ser considerado é a movimentação de talentos do meio rural para buscar oportunidades no meio urbano.
De alguma forma, ambos os problemas estão interligados. Se os lucros fossem maiores, o empreendedorismo rural seria mais atraente para os jovens. Mas essa não é a única razão! O próprio empregado deve ver o trabalho agrícola como uma ocupação que oferece oportunidades interessantes de vida e carreira.
Já a implementação da gestão do agronegócio pode ser realizada de várias formas.
O endomarketing é uma, pois facilita a transmissão de comunicados internos, além de contribuir para a valorização dos colaboradores. Para qualificá-los, há a educação corporativa, que pode ser utilizada para melhorar as rotinas diárias e, assim, aumentar a produção e a qualidade dela.
Outra maneira, é investindo em treinamentos!
Embora a maioria dos produtores ainda não invista em treinamentos e cursos para seus colaboradores, é crescente o número de líderes que conscientizam e mudam o modelo de gestão que trabalham, destacando importância para o desenvolvimento de pessoas dentro de suas propriedades.
Para ter uma mão de obra qualificada que aumente a produtividade, eles precisam investir em pessoas, sejam ativos ou instituições.
Hoje, já é possível contar com bons treinamentos para o agronegócio. E se você quer investir na gestão dos colaboradores que trabalham em seu negócio, pode contar com a Plantar Educação, somos uma empresa de Educação para o agronegócio.
Através de soluções personalizadas de aprendizagem digital e consultoria especializada, promovemos a gestão do conhecimento e a capacitação de colaboradores do agronegócio.
Agora que você sabe como e porque fazer a gestão de agronegócio, que tal começar a investir na sua empresa agro? Conte a Plantar Educação!