Gamificação: como as empresas estão utilizando ao seu favor

Marcos Paulo Barbosa
Gamificação: como as empresas estão utilizando ao seu favor

Desenvolver novas formas de treinamento e engajamento dos colaboradores é sempre um desafio para qualquer empresa. E a gamificação veio para ajudar.

Mas como manter os funcionários interessados durante a dinâmica e trazer resultados concretos, mesmo com as obrigações e correrias cotidianas? O que é gamificação e como isso ajuda?

Do inglês gamification, essa metodologia inovadora tem como diferencial despertar um maior engajamento do público e facilitar a mensuração dos resultados da ação. Por esse motivo, esse método está cada vez mais presente nos treinamentos corporativos e na fidelização dos colaboradores das empresas.

Ou seja, é preciso ter criatividade na educação e utilizar estratégias que incentivem a participação efetiva do colaborador.

Vamos entender definitivamente o que esse conceito significa e por que você deve encorajar sua empresa a utilizá-lo nas práticas cotidianas?

O que é gamificação?

O termo complicado significa simplesmente usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas para atingir um objetivo.

É utilizar a lógica e metodologias dos games para servir a outros propósitos, como tornar conteúdos complexos em materiais mais acessíveis, facilitando os processos de aprendizado de maneira dinâmica.

Nessa estratégia, vários elementos característicos de qualquer jogo podem ser usados para atrair e engajar pessoas, promover o aprendizado e motivar determinadas ações das equipes.

Porém, utilizar o game não significa abandonar totalmente os outros métodos já utilizados e, sim, incorporar essa técnica para melhorar os resultados.

Por que investir na gamificação?

No Brasil, estima-se que 66,3% das pessoas jogam independentemente do tipo de dispositivo e possuem idade média entre 25 e 34 anos, conforme dados da Pesquisa Game Brasil.

Estudos mostram que colaboradores se sentem mais motivados quando há elementos de jogos em seus treinamentos. Além disso, 89% se sentem mais produtivos quando seu trabalho está gamificado.

Estes números mostram que jogar faz parte do cotidiano das pessoas e aplicar elementos de jogos em atividades que não são de entretenimento pode ajudar no engajamento e na motivação.

Quais são os benefícios do uso da gamificação na empresa?

A experiência com os games vai muito além do fator entretenimento e passa por outros pontos básicos, como a necessidade de competição, que é inerente a todo ser humano, os feedbacks instantâneos, a possibilidade de evolução rápida, e também a busca por recompensas, ou seja, a gamificação nas empresas pode trazer diversos benefícios ao relacionamento dos colaboradores com a organização, veja em que áreas a gamification pode ser utilizada e quais suas vantagens:

Treinamento corporativo e produtividade

Com um game personalizado, a empresa pode educar seus funcionários em diversos momentos, como na integração de novos colaboradores, na capacitação recorrente da equipe em questões operacionais ou comportamentais e até no estímulo ao crescimento na organização.

Utilizando a gamificação, processo de assimilação dos conteúdos será mais estimulante e fácil. Em vez da possibilidade do treinamento se tornar uma simples obrigação, o funcionário será encorajado a manter os estudos de forma ativa e voluntária.

Porém, a aplicação da gamificação não se resume apenas aos treinamentos corporativos, mas também pode ser empregada nas tarefas cotidianas dos funcionários, estimulando ainda mais sua produtividade.

Maior engajamento

Esse método é uma forma mais atrativa de incentivar e manter o funcionário na dinâmica.

Nesse sentido, a gamificação também pode ser uma estratégia de relacionamento dentro da empresa, incentivando o contato com os outros colaboradores e setores.

Todos esses pontos ajudam na motivação dos funcionários e, junto com outros fatores, auxiliam na retenção dos talentos e na diminuição da taxa de rotatividade que prejudica a organização.

Sentimento de conquista

Por meio de uma competição saudável proporcionada pelo game, os colaboradores despertam um sentimento de conquista a cada jogo vencido.

O resultado? Uma equipe com mais entusiasmo e com objetivos semelhantes, que é um dos pontos fundamentais para garantir crescimento e consolidação da empresa!

Dados relevantes sobre a equipe

o gestor pode conhecer detalhadamente os resultados da ação em um jogo com facilidade: os funcionários estão com dificuldades em que temas específicos ao longo do jogo? O game está realmente engajando o público? Como está seu progresso?

Assim, é possível avaliar o desempenho dos colaboradores e do próprio jogo em si, ajudando em seu contínuo aprimoramento e na apresentação de resultados.

Quais são as melhores técnicas para aplicar a gamificação?

Trazer a lógica e elementos dos games para o cotidiano da empresa não é apenas realidade das grandes multinacionais ou das startups e negócios de tecnologia. Ela pode ser implementada nos mais variados casos.

Separamos, então, algumas técnicas que podem ajudar a aplicar a gamificação na sua empresa:

  • Criação: os colaboradores devem criar um novo produto através do jogo, resolvendo um problema de um dos seus clientes, por exemplo;
  • Simulação: os colaboradores vivenciam uma troca de papéis, passando a ser os clientes, enxergando e entendendo melhor a sua dor. Já a outra equipe, fica por conta de solucionar e entregar uma solução efetiva;
  • Minicursos: desenvolva um minicurso gamificado para ajudar seus colaboradores novatos a aprender, de forma rápida e precisa, como funciona cada processo da empresa.

Como implantar a gamificação em treinamentos corporativos?

Assim como diversas estratégias, é fundamental planejar antes de tomar qualquer decisão: quais são os objetivos ou necessidades que precisam ser alcançados? Qual o perfil do público-alvo da ação? Qual tipo de gamificação mais se encaixa na sua realidade? E quais são os recursos e orçamento que pode ser investido nessa metodologia?

Essas e tantas outras perguntas são essenciais para desenvolver uma solução que seja a mais adequada para sua empresa ou instituição de ensino, trazendo concretamente os resultados desejados.

Na fase da implementação, é de extrema importância ter como aliado uma empresa confiável para a execução do trabalho. Opte por fornecedores de destaque e que já são consolidados no mercado, garantindo, assim, o sucesso dos softwares e também do processo em geral.

Por isso, antes de selecionar uma empresa, faça uma pesquisa. Veja, por exemplo, as redes sociais dos possíveis fornecedores e solicite referências.

Quer saber mais sobre gamificação? Venha conversar conosco e descubra mais benefícios dessa estratégia para sua empresa!