Gamificação no agronegócio: Entenda sua importância

Gamificação no agronegócio

Você já ouviu falar da gamificação no agronegócio? Essa vem sendo uma estratégia bastante aplicada pelo setor de Recursos Humanos (RH) no treinamento de colaboradores em tempos de pandemia, e está ganhando cada vez mais recorrência em vários setores. 

A gamificação no agronegócio pode ser utilizada de várias maneiras, desde melhorar o desempenho da empresa na totalidade a influenciar o consumidor. 

Ela também pode ser adotada no treinamento organizacional para maximizar o resultado obtido com a equipe. Aliás, conforme o estudo “The 2018-2023 Global Game-based Learning Market”, da Metaari, o mercado de aprendizagem baseada em jogo poderá atingir US $ 17 bilhões até 2023.

Quer entender o potencial dessa metodologia e como ela se aplica no agronegócio?

O que é gamificação?

Gamificação envolve o uso da mecânica de game dentro do ambiente empresarial físico ou virtual. O objetivo é melhorar a eficiência, a compreensão de conceitos e a habilidade do funcionário.

Ela usa elementos, design e lógica comuns aos jogos para motivar as pessoas a realizarem determinadas ações ou até mesmo mudarem comportamentos. Recursos como avatares, missões e pontuação são aplicados em uma dinâmica interativa e imersiva, estimulando atividades que resultem em impactos positivos para a vida dos participantes.

Diversas áreas sérias vêm adotando essa metodologia em suas ações, como saúde, política, segurança e educação — na qual a gamificação pode se tornar uma grande parceira também no agronegócio.

Como funciona a gamificação nas empresas?

Resumidamente, a gamificação pode ser aderida no ambiente corporativo para sanar diferentes necessidades que ela possui, dentre elas estão os treinamentos voltados para o desenvolvimento de pessoas. 

A área de treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma das que mais se beneficiaram do uso da gamificação. Isso porque os profissionais se tornaram agentes ativos no processo de aprendizado, atingindo os objetivos buscados pela empresa e buscando as recompensas oferecidas.

6 vantagens da gamificação

Como vimos, uma das principais utilizações da gamificação em empresas é em treinamentos e não poderia ser diferente!

Afinal, o treinamento gamificado em suas duas modalidades, padrão ou digital, pode ser implementado em pequenas, médias e grandes organizações. 

Ele também é flexível, se adapta a qualquer tipo de conteúdo que deseja trabalhar, contemplando, assim, diferentes formas de aprendizagem.

Além disso, a gamificação também traz outras vantagens, como:

  1. Colaboradores mais engajados: por tornar essa atividade mais divertida, os funcionários terão mais motivação para aprender e, desta forma, cumprir as tarefas propostas pelo RH;
  2. Metodologias diversas: existem pessoas que aprendem melhor com conteúdos textuais, outras com visuais, enquanto algumas com conteúdos auditivos e assim por diante;
  3. Desenvolvimento de relatórios: normalmente, as plataformas costumam oferecer relatórios detalhados do desempenho dos colaboradores nas atividades;
  4. Retenção do conhecimento: a gamificação trabalha elementos estrategicamente a fim de chamar atenção do profissional, garantindo que ele preste mais atenção e, consequentemente, grave melhor o conteúdo trabalhado;
  5. Promove competição saudável: é possível aproveitar esse instinto para impulsionar determinado comportamento, no caso o de aprendizagem, através do desempenho no treinamento e desenvolvimento;
  6. Gera insights para os gestores: é possível acompanhar o desempenho individual e coletivo dos usuários da plataforma gamificada.

Mas então, como funciona a gamificação aplicada no agronegócio?

Agora que você já sabe o que é e como funciona nas empresas, vamos entender melhor como a gamificação no agronegócio pode ser aplicada!

Sabemos que o agronegócio é um dos setores que mais contribuem para a composição do PIB brasileiro. 

Para se ter uma ideia, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP) em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), cresceu 8,36% em 2021.

Os segmentos primários e de insumos agrícolas se destacaram no ano passado, com aumentos de 17,52% e 52,63%, respectivamente. O PIB também cresceu para a agroindústria e para os agroserviços.

O setor é um dos mais importantes da cadeia produtiva nacional e a tecnologia chegou como uma importante aliada para seu crescimento. 

Além disso, sabemos que a vida real e virtual já se misturam em várias atividades no dia a dia das pessoas e, até mesmo, quando o assunto são as fazendas. 

Além das ferramentas digitais em máquinas, softwares de gestão, simuladores, a gamificação vem sendo bastante utilizada por profissionais do campo.

Um exemplo disso é a popularidade do Farming Simulator, que reproduz as situações de uma propriedade rural, na qual o jogador deve gerenciar suas plantações e cultivos de diferentes tipos de plantas e manejo de vários tipos de animais, oferecendo veículos e instalações exatamente iguais aos da vida real.

Como vimos, jogar “aprendendo” por meio do gamification é uma maneira simples e efetiva de se aprender mais! 

Passo a passo para usar a gamificação na sua empresa do campo

Basicamente, a gamificação é orientada por quatro princípios fundamentais:

  1. Definição de objetivos claros para os participantes, como um propósito central para a interação;
  2. Definição de regras que representam as limitações e condições para atingir os objetivos;
  3. Estabelecer um sistema de feedback constante que mostra o progresso dos participantes e a aproximação dos objetivos;
  4. Garantir a participação voluntária mediante compromisso com as regras do jogo.

A partir desses elementos, é fácil notar que a gamificação não se limita à criação de jogos, mas compreende toda uma metodologia para criar desafios envolventes que engajam pessoas para cumprir objetivos.

E como aplicar a gamificação no agronegócio? É o que você vai aprender agora!

Defina os fundamentos do jogo

Como regra principal de todo jogo, a primeira coisa a fazer é definir a sua finalidade, já que o foco, as estratégias e o conteúdo serão usados ​​para isso.

Vai ajudar muito se você tiver um sistema de metas que gere bonificação ou um software de gamificação que incentive uma ação diária em troca de pontos.

Use níveis, conquistas, objetivos e emblemas

Esses são elementos-chave para manter o funcionário motivado e competitivo durante todo o jogo. 

Assim, se um colaborador ver que pode subir de nível, atingir uma meta, ganhar um emblema ou concluir uma missão, esse será um elemento altamente motivador e o incentivará a continuar participando. 

Use gatilhos da urgência e da escassez

Ao usar os gatilhos da urgência e da escassez, o colaborador fica sempre ativo e envolvido. Por exemplo:

  • Defina um limite de tempo para concluir uma ação, ”Você tem X horas, dias ou segundos para responder a pesquisa de clima”
  • Comunique que ”Restam poucos prêmios”
  • Recompense por concluir uma ação no prazo

Todos esses benefícios resultarão em um time de alta performance, mais motivado, engajado, acostumado com os feedbacks e mais produtivo. 

Agora que você já sabe o que é e como aplicar a gamificação no agronegócio, ficou muito mais fácil engajar seus colaboradores! Conte com a Plantar Educação para realizar os melhores treinamentos corporativos da sua empresa do campo!

Por:
Pai, filho, educador e apaixonado por inovação! Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.
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