Gamificação nas empresas: 5 dicas para começar agora!

Gamificação nas empresas: 5 dicas para começar agora!

Engajar e motivar os colaboradores com os pilares da organização é o objetivo das estratégias de gamificação nas empresas. A técnica, embora pareça nova, já é usada há algum tempo por grandes corporações.

A ferramenta de gamificação nas empresas já virou febre no mercado corporativo, sendo muito utilizada pelas empresas em treinamentos e eventos em geral.

Ficou curioso (a) para saber como utilizar na sua empresa e gerar resultados surpreendentes? 

Então continue acompanhando o conteúdo, preparamos diversas dicas, situações e estratégias para que você comece a aplicar hoje mesmo! 

O que é gamificação e qual a sua importância para as empresas?

A gamificação nas empresas é, basicamente, a ação de promover jogos aos colaboradores. No entanto, não é qualquer tipo de jogo. O ambiente interativo deve ser criado de forma a oferecer alguns aspectos similares com as atividades desempenhadas durante o exercício profissional.

Dessa forma, quando o colaborador consegue atingir os objetivos do jogo, recebe uma recompensa por isso. Esse é um fator muito importante a ser considerado: a gamificação não consiste em jogos de entretenimento, mas em uma perspectiva técnica.

Por que implantar a gamificação nas empresas?

Ao apostar em uma dinâmica de jogos como seu principal fundamento, a ação de gamificação estimula o engajamento do público com a marca, além de levar conhecimento e informação para os seus participantes de uma maneira lúdica e criativa.

Além disso, a estratégia também é muito eficaz para estreitar relacionamentos e desenvolver habilidades individuais da sua equipe.

Que tal inovar em suas próximas ações e investir em práticas de gamificação? Listamos 5 alternativas criativas que você pode implementar agora mesmo. Confira abaixo!

1. Gincanas

Forme equipes, motive os seus participantes e proponha desafios inspiradores. Esses são os ingredientes necessários para fazer da sua gincana uma receita de sucesso quando o assunto é gamificação nas empresas.

Ao contrário do que se acredita, uma gincana pode acontecer em qualquer lugar, sendo uma potente ferramenta de atração para o seu evento. Basta disposição e muita criatividade. 

Assim, através dessa dinâmica é possível promover a interação entre os participantes, estabelecer laços e difundir conhecimento de forma lúdica e criativa.

2. Jogos de imersão

Como o nome já sugere, nos jogos de imersão o participante é transportado para dentro do jogo, seja ele real ou virtual. As produções, com qualidade cinematográfica, trazem uma experiência única para os jogadores, que mergulham em um novo mundo.

A indústria dos games está em constante atualização, utilizando todas as tecnologias disponíveis para melhorarem os seus produtos. Através da realidade virtual, hoje é possível transformar esse tipo de jogo em uma experiência de imersão ainda mais completa.

3. Board Games 

Misturando o estilo dos videogames com o formato dos já consagrados jogos de tabuleiro, essa é uma excelente opção para atrair a atenção dos participantes do seu evento. Apesar de ser enquadrado como uma subcultura nerd, o jogo tem vários admiradores e oferece uma oportunidade única de interação entre os seus jogadores.

Aqui, é possível criar fases que têm a ver com a história da empresa, evolução de produtos ou até mesmo a união dos dois.

4. Role Play

O Role Play é um jogo onde os seus participantes encenam diferentes papéis em uma espécie de dramatização da realidade

As técnicas do Role Play são muito usadas dentro das grandes corporações, sejam em dinâmicas, treinamentos de equipe ou no desenvolvimento de líderes. O jogo estimula a aprendizagem, o desenvolvimento de novas habilidades e uma reflexão sobre as atitudes de cada participante.

5. Escape Games

O Escape Games é uma modalidade de game interativo que vem movimentando a indústria no Brasil e no mundo. Inspirado em gêneros do videogame, a ideia é criar uma experiência onde o jogador está dentro do jogo e tem que fazer de tudo para escapar.

É preciso usar o raciocínio lógico para seguir todas as pistas e conseguir se salvar de determinada situação. A modalidade foi desenvolvida para um público adulto e tem sido muito usada em processos seletivos e treinamentos variados.

“Então, quais resultados eu posso esperar?”

Se essa é a sua dúvida, a resposta é simples: envolvimento dos participantes, motivação do público, criação de um ambiente colaborativo e aumento da interatividade.

Além disso, essa é uma excelente oportunidade de transformar o seu evento corporativo em uma experiência única para os seus colaboradores.

E a gamificação permite oferecer um momento lúdico, uma experiência única e memorável. É por isso que esse recurso cada vez mais é utilizado em diversos segmentos. Ele garante às empresas que usam gamificação uma maior participação de clientes e colaboradores.

Como você pode perceber, a gamificação é um elemento fundamental para o sucesso das suas ações, garantindo ainda mais engajamento dos participantes de um evento com a sua marca.

Legal, não é?

Agora que você já conhece as principais tendências de gamificação nas empresas, que tal adicionar essas práticas a rotina corporativa do seu negócio?  Então, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir de que maneira a Plantar Educação pode contribuir para melhorar a sua empresa! 

Por:
Pai, filho, educador e apaixonado por inovação! Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.
Receba nossas sementes de conhecimento toda semana!
compartilhar

Compartilhe este conteúdo em: