Formação de líderes: prepare seus colaboradores agora mesmo

Marcos Paulo Barbosa
Formação de líderes: prepare seus colaboradores agora mesmo

Já pensou em promover a liderança em sua empresa por meio de técnicas que englobam a formação de líderes?

Empresas que investem na formação de líderes sabem da importância de trabalhar com equipes competentes e pessoas comprometidas. Os benefícios percebidos por quem desenvolve pessoas no ambiente de trabalho são muitos, como o aumento da motivação, produtividade e retenção dos colaboradores.

Há também a figura do gestor centralizador — que concentra em si todas as tarefas e não deixa que absolutamente nada aconteça sem o seu conhecimento. Algo que precisa ser identificado e trabalhado.

Nesse cenário, a formação de líderes precisa estar entre as prioridades dos gestores, independentemente do tamanho da empresa ou do cargo que ocupam.

E para formar bons líderes não basta realizar treinamentos ou cursos. É preciso que toda a gestão esteja envolvida e preparada.

Como realizar uma boa formação de líderes?

No geral, um colaborador capacitado para se autogerir e liderar permite ao gestor se ocupar com assuntos mais estratégicos, contribuindo para uma melhor colocação do próprio profissional que o treinou.

Mas, então, como é possível preparar um funcionário para um cargo de liderança? Abaixo, apresentamos algumas práticas que podem ser adotadas por qualquer líder e que contribuem de forma efetiva para o aprimoramento profissional do colaborador:

1. Valorize sua equipe interna

Proporcionar oportunidades para novos desafios e posições de liderança para quem já é funcionário é uma atitude que incentiva equipes corporativas.

Aposte em colaboradores que já fazem parte do quadro da empresa. Isso facilita o desenvolvimento da liderança, pois eles já estão adaptados à cultura organizacional.

Outra vantagem de valorizar colaboradores internos é que eles conhecem os colegas e são motivados pelo reconhecimento. Além disso, a possibilidade de crescer profissionalmente dentro do negócio é percebida pelos funcionários. O que auxilia fortemente na retenção de talentos!

2. Desenvolva as competências certas

Técnica e habilidades são competências que devem ser desenvolvidas. É difícil encontrar um colaborador que esteja pronto. Isso porque cada empresa tem realidades e objetivos diferentes.

Por exemplo, quando um novo colaborador ingressa na equipe — por mais capacidade técnica que ele tenha — é fundamental que ele desenvolva habilidades como relacionamento interpessoal.

Da mesma forma, um profissional habilidoso em lidar com os demais colegas deve entregar atividades técnicas bem executadas.

Para promover a liderança na equipe é importante identificar o que deve ser desenvolvido em cada profissional e traçar um plano de ação para que ele atinja as metas estabelecidas.

Por isso, se faz necessário o investimento em treinamentos qualificados, considerando o aperfeiçoamento contínuo dos colaboradores.

Além das ações para que o colaborador se desenvolva, não se esqueça que é fundamental monitorar o andamento das tarefas e a evolução dele como profissional.

3. Incentive sempre o trabalho em equipe

Claramente, o gestor que incentiva atividades em equipe tem melhores resultados na formação de seus líderes.

A prática promove a comunicação entre as pessoas, a discussão de ideias e o senso de responsabilidade.

Ainda, a capacidade de gerenciar conflitos e a proatividade também são características aprimoradas por quem trabalha em conjunto. Contar com pessoas que resolvem situações antes de se tornarem problemas é uma vantagem competitiva reconhecida no mercado.

Uma dica é aproveitar as atividades que serão em conjunto, ou a que é necessária mais de um colaborador para realizá-la, para avaliar e analisar a postura dos colaboradores. Em algumas ocasiões, como quando eles se veem em situações difíceis ou com decisões importantes para tomar, é o melhor momento para identificar quem tem, realmente, o perfil de líder.

4. Implemente a cultura do feedback

Qual foi a última vez que você deu um feedback, seja ele positivo ou negativo, para um colaborador ou equipe da sua empresa?

O feedback é uma prática que vem sendo cada vez mais utilizada no meio corporativo e deve ser incentivada para o desenvolvimento de líderes.

Reservar momentos para conversar com o colaborador e apontar comportamentos e situações — sejam positivas ou negativas — é essencial para que ele cresça na empresa.

Afinal, como saber quais são os pontos de melhora ou os que já estão indo bem, se nada é falado?

Na finalização do feedback é preciso ter certeza de que os pontos levantados estão alinhados, assim como as expectativas. Uma dica é perguntar também sobre o entendimento e documentar o que foi definido são boas alternativas para isso.

5. Promova a tomada de decisões pelos seus colaboradores

Um dos benefícios de promover a liderança na empresa é o desenvolvimento do olhar estratégico e gerenciável da equipe.

Colaboradores que são incentivados à gestão fortalecem também a capacidade de definir situações.

Além de aprender com erros, quem tem perfil decisor assume responsabilidades sem comprometer os resultados do negócio e colabora promovendo maior agilidade.

Algumas pessoas têm dificuldade de tomar decisões por questões de personalidade ou do próprio ambiente de trabalho. Vale ressaltar que existem técnicas capazes de desenvolver essa aptidão nelas. Como pequenos cursos ou mentorias.

6. Reconheça o desempenho dos seus colaboradores

A formação de líderes também é incentivada pelo reconhecimento. Empresas que dão destaque para seus funcionários e reconhecem o trabalho desenvolvido por eles percebem como a ação agrega nos resultados.

Acompanhar com proximidade os funcionários, fazer elogios em público e implementar programas de incentivo são algumas práticas que auxiliam para destacar o trabalho da equipe.

Por mais simples que seja, recompensas também são importantes para o reconhecimento, como bonificações, aumento de salário e funções em cargos superiores.

7. Invista em treinamentos

O treinamento para formação de líderes pode ajudar na implementação do estilo de liderança mais apropriado para uma organização. Existem vários estilos de liderança, todos com suas próprias vantagens e desvantagens. O treinamento de liderança também pode ajudar os líderes individualmente a desenvolverem seus próprios estilos de liderar, levando em consideração quais os membros da equipe respondem melhor.

Programas de desenvolvimento de liderança não são apenas um investimento em um indivíduo, mas um investimento em sua organização. Os funcionários em todos os níveis de gerenciamento entendem a importância do aprendizado e desenvolvimento de habilidades.

Mas quais são os melhores programas de treinamento de liderança?

Uma consideração adicional é encontrar programas de treinamento de liderança que correspondam aos desafios da sua empresa.

O mais indicado é investir em treinamentos que façam parte de uma universidade corporativa. Isso porque, ela já é específica para empresas que buscam a formação de líderes.

Um bom treinamento de liderança fornece orientações individuais que podem captar a profundidade das habilidades, além de investir em educação continuada.

A formação de líderes é um processo que requer comprometimento por parte dos gestores e dos colaboradores, e não funciona sozinho. É fundamental que toda a empresa esteja envolvida.

Quer saber mais sobre como a educação corporativa ajuda na formação de líderes na empresa? Clique aqui e confira outros conteúdos do nosso Blog!