Como aplicar um feedback na prática? Confira 7 dicas

Feedback na Prática

Você que é gestor, coordenador, analista ou assistente, sabe como aplicar um feedback na prática?

O feedback é uma forma de dar sua opinião sobre algo, e é importante porque nos auxilia a melhorar, mudar ou consertar algo. 

Dar feedback é uma parte importante de qualquer trabalho, afinal, ele ajuda a melhorar nossas habilidades e crescer como profissionais, ao mesmo tempo em que dá suporte tanto a gestores, como a colaboradores e colegas de trabalho para entender melhor como eles estão exercendo suas tarefas.

Mas nem todo gestor sabe como dar feedback, seja ele positivo ou negativo.

Devido a isso, muitos simplesmente abandonam a ideia de conversar com seus colaboradores e clientes para ouvir o que eles têm a dizer.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o processo na prática e trazer dicas importantes para a sua utilização no ambiente organizacional. Boa leitura!

O que é um feedback e quais tipos existem?

O feedback é uma comunicação valiosa que permite a uma pessoa ou equipe saber como estão se saindo em relação a suas metas, desempenho e comportamento

De forma geral, existem 3 tipos básicos de feedback: positivo, negativo ou construtivo. 

Feedback positivo

O feedback positivo, também conhecido como elogio, é uma forma de reconhecer e valorizar o desempenho bem-sucedido. Ele pode motivar as pessoas a continuarem se esforçando e ajudando a construir sua confiança.

Feedback negativo

O feedback negativo, também chamado de crítica, é uma forma de informar as pessoas sobre o que precisa ser melhorado. Esse tipo de feedback pode ser útil para corrigir problemas de desempenho e ajudar as pessoas a serem mais eficazes.

Feedback construtivo ou destrutivo

O feedback também pode ser dado de forma construtiva ou destrutiva. 

O feedback construtivo é dado de forma clara, objetiva e respeitosa, e ajuda a criar soluções para problemas. 

O feedback destrutivo, por outro lado, é dado de forma negativa, subjetiva e ofensiva, e pode desmotivar as pessoas e causar danos às relações.

É importante notar que o feedback é uma via de mão dupla, e as pessoas também devem conseguir dar feedback para os outros. Isso ajuda a construir uma comunicação eficaz e colaboração entre todos os envolvidos.

Afinal, por que é importante dar e receber feedbacks

O feedback é importante porque ajuda as pessoas a entender como estão sendo percebidas pelos outros e a identificar áreas onde podem melhorar. 

Ele também pode ser usado para reconhecer e recompensar o bom desempenho. 

Além disso, o feedback pode ajudar a construir relacionamentos mais fortes e saudáveis ​​entre os indivíduos, pois permite que as pessoas sejam honestas e abertas umas com as outras. 

Por outro lado, dar feedback também é importante, pois permite que as pessoas sejam transparentes e honestas uns com os outros, ajudando a construir confiança e respeito mútuo. 

Se você quiser dar feedback, não há necessidade de ter medo. O feedback é a melhor maneira de garantir que seu trabalho melhore, e é uma grande oportunidade para você também melhorar suas habilidades!

Vamos, então, entender como dar um feedback na prática? 

7 dicas para dar feedbacks na prática aos colaboradores 

Dar feedback aos colaboradores em uma empresa é uma tarefa importante e desafiadora para qualquer gerente ou líder. 

Mas como vimos, é indispensável que ele aconteça, seja positivo ou negativo! 

Confira as dicas que preparamos para ajudá-lo neste momento:

1. Seja específico

Concentre-se em comportamentos específicos e não genéricos. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e a garantir que o colaborador saiba exatamente o que precisa ser melhorado.

2. Fale diretamente

Dê feedback o mais rápido possível, enquanto a situação ainda estiver fresca na mente de todos. Isso ajuda a evitar que o problema se torne crônico.

3. Lembre-se de dar feedbacks construtivos 

O feedback deve ser uma oportunidade para o colaborador crescer e melhorar, e não uma oportunidade para criticá-lo. Use exemplos e sugestões para mostrar como o colaborador pode melhorar.

4. Faça um equilíbrio

Dê feedback tanto positivo quanto negativo, para que o colaborador saiba que está sendo avaliado de forma justa.

5. Tenha uma comunicação clara

Seja claro e direto, evitando ambiguidades e garantindo que o colaborador entenda o feedback e seu significado.

6. Escute atentamente e abre espaço para receber feedbacks

Permita que o colaborador responda e dê sua opinião sobre o feedback. Escutar ativamente e considerar a perspectiva dele pode ajudar a construir relacionamentos mais saudáveis e construtivos

7. Faça o acompanhamento do que foi dito 

Acompanhe o progresso do colaborador e dê feedback regularmente para garantir que ele esteja se desenvolvendo e melhorando continuamente.

Lembre-se: dar feedback na prática é uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática. Seja paciente, pratique a comunicação eficaz e esteja aberto ao feedback de seus próprios colaboradores.

Mas o que não fazer ao dar um feedback?

Tão importante quanto oferecer bons feedbacks, é preciso também entender o que não fazer ao dar um feedback na empresa.

Por isso, os gestores precisam estar muito bem preparados para esse momento, de forma a saber o que falar e também ouvir o lado do colaborador.

Existem alguns posicionamentos que devem ser evitados ao dar um feedback. Confira quais são os principais:

  • Não seja pessoal: evite fazer comentários pessoais ou ofensivos sobre o colaborador. O feedback deve ser sobre o comportamento ou desempenho, não sobre a pessoa;
  • Tente não ser genérico: evite fazer comentários genéricos que não são específicos a uma situação ou comportamento. Isso pode levar a mal-entendidos e fazer com que o colaborador não saiba exatamente o que precisa ser melhorado;
  • Cuidado com as críticas: evite ser crítico. O feedback deve ser construtivo e oferecer sugestões para melhorar;
  • Não adie o feedback: evite dar feedback muito tempo depois que a situação ocorreu. Isso pode fazer com que o colaborador não se lembre da situação e não consiga se corrigir;
  • Não foque somente em você, abra espaço: evite fazer um monólogo sem dar ao colaborador a oportunidade de responder ou dar sua opinião. Escutar ativamente e considerar a perspectiva dele pode ajudar a construir relacionamentos mais saudáveis e construtivos;
  • Não seja inconsistente: evite ser inconsistente ou mudar de opinião frequentemente. Isso pode criar confusão e fazer com que o colaborador não confie no feedback que você dá;
  • Evite a falta de sinceridade: evite dar feedback falsamente positivo sem sentido, é importante ser honesto e genuíno, sempre considerando o desenvolvimento e crescimento do colaborador.

Viu como o feedback é importante para a empresa? Ainda, que há vantagens para a organização, gestores e colaboradores? Portanto, todos saem ganhando.
Agora que você já sabe como dar um feedback na prática, continue acompanhando o blog da Plantar Educação para mais conteúdos como esse!

Por:
Pai, filho, educador e apaixonado por inovação! Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.
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