Como será a escola do futuro? Conheça as tendências

escola do futuro

De um modo geral, as escolas se parecem as mesmas nos últimos 40 anos, porém, em decorrência da pandemia de Covid-19, a escola do futuro tende a ser muito diferente do que já conhecemos e é preciso se adequar rapidamente.

Com toda certeza, a tecnologia é agora uma parte fundamental da sala de aula. Mas o que as escolas podem desenvolver no futuro para melhorar o ambiente de aprendizagem? Como as escolas mudaram?

Continue acompanhando o conteúdo e entenda melhor!

Escola do futuro: um panorama geral

Uma escola é um lugar onde nós, como alunos, aprendemos coisas que constroem nossa personalidade e caráter. São os dias mais cruciais e memoráveis ​​da vida de uma pessoa.

Na escola do futuro, a educação e a aprendizagem serão muito diferentes do que é no presente.

Desde o início da pandemia da Covid-19, há pouco mais de um ano, os educadores demonstraram coragem, criatividade e determinação em ajudar seus alunos e colegas no momento mais difícil de suas vidas. 

Essa experiência coletiva nos mudou como seres humanos e alterou drasticamente a maneira como ensinamos e aprendemos. 

Mudanças já presentes

Com as novas tecnologias, os alunos têm mais autonomia para estudar. Já que o ensino vai além da sala de aula, não se limitando apenas à leitura de livros didáticos. 

Nesse sentido, a escola do futuro já está presente na vida de muitos.

Com a globalização e a crescente popularização da Internet – hoje em dia, cerca de 72% da população mundial já tem acesso à rede

Isso fez com que houvesse um aumento no uso de materiais digitais, contando com o uso de celulares, tablets e computadores.

Por que se preparar para essa nova era educacional?

Com a tecnologia fazendo parte da educação, os professores terão um novo papel: o educador passará a ser um orientador do estudante em seu próprio processo de aprendizagem, realizando uma gestão educacional.

Assim, o profissional precisa se preparar e saber como gerenciar os novos recursos, principalmente porque a autonomia dos alunos, nesse assunto, é enorme.

Desse modo, é papel das escolas incentivar a formação dos docentes, já que os estudantes se tornam autônomos e protagonistas nesse modelo de ensino.

Então, como será essa “escola do futuro”?

Como falamos, a escola do futuro será muito diferente de como a conhecemos hoje, em vários aspectos.

Para começar, a distribuição de carteiras enfileiradas já é considerada obsoleta. Logo, os estudantes não ficarão mais sentados em fileiras, como é comum.

A proposta é que eles fiquem organizados em grupos ou em rodas, o que facilitará o debate e a discussão da matéria, possibilitando que todos se vejam.

Além disso, segundo especialistas, a escola será mais participativa, interativa, colaborativa, influenciada por mídias sociais e altamente tecnológica.

Não podemos esquecer da digitalização. Logo, o papel poderá ser substituído pela tela e o conteúdo será móvel e interativo, podendo ser acessado em qualquer lugar por meio da internet.

Algumas tendências para ficar de olho!

Ao ler até aqui, você já tem alguma noção do que é a escola do futuro, não é?

Separamos algumas tendências para se atentar quando o assunto é tecnologia e educação. Confira:

Caminhos flexíveis, aprendizado baseado em experiência

As escolas do futuro terão que conduzir a maior parte de seu ensino fora da sala de aula. 

Com a ajuda da tecnologia ou através da experiência prática, os alunos estarão muito mais ‘lá fora’ no mundo, para fazer seu aprendizado.

Oferecer aos alunos esse caminho flexível e outras bases de projetos de aprendizado os ajudará a crescer e a se preparar para o futuro de várias maneiras.

Professores x Orientadores

Nas escolas do futuro, os professores vão destinar seu tempo para estimular debates saudáveis entre os alunos, ao invés de ditar o conteúdo com base nos livros didáticos. 

Por isso, comece a estimular essa mesma conduta nos seus colaboradores, incentivando que eles sejam facilitadores do caminho de aprendizado do aluno e não apenas os detentores do conhecimento.

Aprendizagem personalizada

À medida que as salas de aula crescem, mesmo as melhores escolas têm menos tempo individual para se dedicar ao progresso de um aluno.

Por outro lado, tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina facilitam a avaliação das fraquezas e pontos fortes de uma criança com precisão e foco no aprendizado em áreas onde é necessário.

O monitoramento será mais importante

As escolas do futuro terão que confiar na tecnologia, pois podem obter soluções apropriadas para seus problemas projetadas em conjunto com contribuições de educadores. 

Todas as tecnologias avançadas ajudarão a escola a monitorar a capacidade, habilidades e inclinações reais de um aluno. 

Abordagem mais inclusiva

As escolas terão acesso às disciplinas e cursos mais atualizados, recursos didáticos qualificados e um forte conjunto de talentos na forma de pais. 

As escolas estão em uma posição única para reunir diferentes partes interessadas que podem trazer mudanças significativas! 

Modelos híbridos de ensino

Mesclar aulas presenciais e online será uma realidade das escolas no futuro, independentemente de serem instituições de ensino superior ou dos níveis fundamental e médio.

Então, comece o mais rápido possível a implantar o ensino híbrido em sua escola, usando a tecnologia para disponibilizar livros digitais, melhorar a alfabetização dos alunos e incentivar que participem mais ativamente das aulas, por exemplo.

O grande investimento em tecnologia

A tecnologia é a chave para trazer mudanças na escola e na educação escolar!

Esse novo modelo de ensino favorece a interação entre os estudantes. Isso ocorre pois, mesmo os alunos mais tímidos conseguem se relacionar por meio de ferramentas digitais.

Ao realizarem atividades em grupo, a internet permite que eles expressem seus conhecimentos, motivando-os ainda mais.

Além disso, a automação de processos permite a integração da tecnologia à rotina das organizações.

E ainda, a tecnologia possibilita novos caminhos para o processo de aprendizagem e de ensino, então, os professores se tornam aptos para descobrirem outras estratégias e aperfeiçoarem o processo educacional com novas metodologias. 

E então, se sente mais preparado para a escola do futuro? Continue acompanhando as tendências da educação no Blog da Plantar Educação!

Por:
Pai, filho, educador e apaixonado por inovação! Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.
Receba nossas sementes de conhecimento toda semana!
compartilhar

Compartilhe este conteúdo em: