Endomarketing: entenda sua importância para engajar e motivar colaboradores

Marcos Paulo Barbosa
Endomarketing

Talvez você já tenha ouvido falar a respeito, mas ainda não saiba como as ações de endomarketing podem contribuir para sua empresa e colaboradores. 

Um conjunto de estratégias de endomarketing efetivo pode ser utilizado para impulsionar a produtividade da sua organização, formar profissionais mais qualificados e reter talentos.

Neste post, explicaremos como você pode desenvolver ações de endomarketing dentro da empresa para engajar os colaboradores e melhorar o clima organizacional. Confira! 

O que significa endomarketing, afinal?

As ações de endomarketing priorizam o relacionamento entre uma empresa e seus funcionários. 

Ao invés de focar no público externo, o foco é nos colaboradores.

Você pode oferecer os melhores produtos para seus clientes ou os serviços com os preços mais justos. Mas, se seu funcionário estiver descontente, não há cliente que se sinta agradado ao longo de todo o processo. 

Portanto, serve como canal de comunicação entre empresa e funcionários, fazendo com que todos caminhem para alcançar um mesmo objetivo.

Quais sinais indicam que é o momento certo para investir no endomarketing?

Se no seu ambiente de trabalho tiver algumas das situações abaixo, esse é o momento certo para investir no endomarketing: 

  • Não entende com clareza suas funções e o papel que precisa desempenhar;
  • Não se sente importante dentro do organograma organizacional;
  • Demonstra constrangimento ao conversar com lideranças ou pessoas que estão em cargos acima;
  • Não apresenta ideias ou problemas por se sentir desconfortável em expor opiniões;
  • Não é participativo.

Se você notar que está havendo falhas nessa comunicação, é hora de dar atenção a esse problema o quanto antes. 

Mas como o endomarketing ajuda na produtividade e retenção dos colaboradores? 

A principal delas é no desenvolvimento de ações comunicativas e na construção de um ambiente interno saudável para trabalhar.

Para você entender melhor, separamos alguns benefícios que essa estratégia pode oferecer às empresas que buscam alcançar melhores resultados no atendimento ao cliente:

Maior motivação

Uma das piores situações para uma empresa é seus colaboradores serem detratores de sua imagem no ambiente externo.

Funcionários desmotivados, geralmente, são os que mais difamam a marca a familiares e amigos, além de produzirem menos.

O funcionário brasileiro é um dos que mais trabalha desmotivado em todo o mundo. Segundo um estudo realizado pela McKinsey. Estima-se que a nota média de motivação é de 45, em uma escala que vai de 0 a 100, no país. O resultado é inferior à média mundial de pontos registrados, que foi de 55.

Sendo assim, as ações de endomarketing objetivam evitar que isso aconteça. Logo vamos explicar o porquê! 

Otimização da produtividade

O endomarketing também ajuda os colaboradores a otimizarem a produtividade, na medida em que se encontram mais motivados e envolvidos com os objetivos da empresa.

Quanto mais agradável o ambiente de trabalho, maior será a produtividade do seu colaborador. 

Redução de turnover

Colaboradores motivados e satisfeitos dificilmente trocam sua empresa por outra, não é mesmo?

A taxa de rotatividade, também conhecida como turnover, é um dos principais indicadores de saúde organizacional. Logo, diminuir turnover deve ser uma meta constante na mente.

Dados do Novo CAGED, de maio de 2020, mostram que a quantidade de admissões caiu 9,6%, enquanto a de demissões cresceu 10,5%.

Portanto, as ações de marketing interno contribuem para a construção de uma imagem positiva da organização, atraindo os melhores profissionais do mercado. 

Melhora no clima organizacional 

É importante dizer que o endomarketing deve ser acompanhado de atividades concretas em prol do bem-estar dos colaboradores.

Se o salário for justo, se houver benefícios, relações humanizadas no ambiente interno, prazos e metas compatíveis com a realidade, naturalmente o clima organizacional será mais saudável, culminando em diversos benefícios ao negócio.

Depois de tudo isso, você deve estar se perguntando: “mas como eu posso implementar ações de endomarketing na minha empresa?”. É o que vamos falar agora! 

Quais ações de endomarketing adotar para engajar colaboradores?

Um plano eficiente de endomarketing deve estar alinhado com as estratégias da empresa, suas demandas e as características do público.

Sendo assim, não há um modelo padrão a ser seguido em todas as empresas. Ele deve ser ajustado de acordo com suas necessidades. 

Por isso, separamos  exemplos de iniciativas que podem ser elaboradas, respeitando essas individualidades.

Realize pesquisas de clima organizacional 

Avaliar o clima organizacional da empresa é um ponto de partida para definir a melhor estratégia de endomarketing. Isso deve ser feito por meio de consultas, geralmente anuais, que permitem medir a evolução dos indicadores relacionados à comunicação interna.

Tenha canais de comunicação

Definida a estratégia, é preciso determinar quais os canais mais adequados para atingir o público interno. Isso vai depender do tipo de comunicação que se deseja e do perfil do público. 

Atualmente, há uma infinidade de canais que podem ser aproveitados. Desde os mais clássicos, como o mural e o boletim informativo, até os mais novos, como a TV corporativa ou o uso de grupos em aplicativos de comunicação, por exemplo.

Escute o colaborador

Tão importante quanto estabelecer meios para informar o funcionário e disponibilizar canais de escuta, é dar atenção ao que ele fala. Planeje como a empresa vai ouvir seus colaboradores.

Integre as equipes

Dedique algum tempo para gerar um clima positivo e em equipe na empresa. 

Aproxime colaboradores de diferentes áreas, para que todos conheçam melhor a organização e entendam como o seu trabalho tem interação com o dos colegas. A realização de eventos e o incentivo a práticas como esporte, por exemplo, é uma boa opção.

Treine e qualifique o colaborador

Além de atualizar constantemente a força de trabalho da empresa, investir no colaborador faz com que ele se sinta valorizado e importante para o resultado da organização.

Porém, ainda existe muita confusão na hora de diferenciar a educação corporativa dos centros de treinamento tradicionais já usados por gestores.

No processo de capacitação e educação de equipes, cada ação ou iniciativa é aplicada de modo diferente.

E quando falamos em endomarketing, saber a diferença entre treinamento convencional e o investimento em educação corporativa, é indispensável. 

Cada modelo de treinamento possui suas vantagens, mas o que deve ser considerado por você e sua equipe, como essencial, é a experiência e aprendizagem.

Crie uma política de benefícios

O reconhecimento é um dos pontos mais importantes para que um funcionário se sinta satisfeito. Afinal, todo mundo gosta de saber que o fruto de seu trabalho foi reconhecido pelos demais membros da equipe. 

Sendo assim, você pode estipular benefícios para seus colaboradores, além dos que já são previstos legalmente, pode ser uma bolsa de estudos, uma viagem ou até um happy hour.

Estimule a qualidade de vida

Esta é outra ação que faz o colaborador se sentir valorizado e acolhido. 

Não basta a empresa demonstrar preocupação com a qualidade de vida do funcionário e de sua família. É preciso preocupar-se efetivamente. Isso pode ser expresso em um bom pacote de benefícios, por exemplo.

Bônus: estude seus concorrentes

Por incrível que pareça, também faz parte das ações de endomarketing entender quais estratégias estão sendo utilizadas pelos seus concorrentes. Como eles incentivam os funcionários? Quais benefícios oferecem? Há um plano de carreira definido para todos?

Para funcionarem, as ações de endomarketing precisam de planejamento. A estratégia tem que ser constante e estar de acordo com os valores e objetivos da organização. 

Agora que você já compreendeu a importância das ações de endomarketing, está na hora de colocar todo seu conhecimento em prática, na sua organização. Para desenvolver boas estratégias, continue acompanhando o Blog da Plantar Educação e os posts em nossas redes sociais!