Você sabe o que é e qual a importância do endomarketing? Esse conceito pode até parecer novo para você, mas ele está cada vez mais ganhando espaço e importância dentro das empresas.
O Endomarketing é a ação conjunta entre marketing e recursos humanos dentro da empresa, voltada para o cliente interno.
É um conceito vindo da administração com foco em fazer com que o próprio colaborador tenha uma boa visão do local onde trabalha, reconhecendo assim a própria marca de dentro para fora.
As ações vão além de somente comunicar internamente, o que costuma ser através de memorandos, jornais internos, cartilhas, intranet ou campanhas.
Aderir às estratégias do Endomarketing é como cuidar da casa. Essa estratégia busca valorizar os seus colaboradores, melhorar a imagem da empresa e, em troca, manter os funcionários motivados, otimizar a produção, diminuir o turnover e ainda atrair bons talentos.
Quer entender melhor o que é endomarketing, por que investir e qual a importância? Então você está no conteúdo certo! Continue acompanhando.
O que é e qual a importância do endomarketing?
O endomarketing é um modelo de gestão que une a área de recursos humanos com marketing. Suas estratégias são voltadas para o ambiente interno de uma empresa, especialmente sobre seus colaboradores.
Seu objetivo principal é conseguir manter todos os componentes da empresa engajados e motivados, com vontade de conquistar bons resultados.
Mas qual a importância do endomarketing para uma organização, afinal?
Pode não parecer, mas a opinião e a visão do público interno de uma empresa podem influenciar muito na visão que clientes externos têm dela, provocando prejuízos que poderão a longo prazo afetar o negócio.
Sabemos que um colaborador insatisfeito pode acabar com toda uma imagem de empresa bem conceituada e desenvolvida.
Nesse sentido, o endomarketing está diretamente relacionado à ligação entre empresa e seu colaborador. Por isso, busca agir no relacionamento, na integração e no incentivo aos colaboradores.
Consequentemente trará resultados satisfatórios em quesitos como motivação, rotatividade de profissionais, desempenho, produtividade, entre outros.
Vamos falar um pouco mais sobre no próximo tópico. Acompanhe!
5 vantagens ao investir em endomarketing
Agora que você já sabe o que é endomarketing e qual a importância dele para a fortalecer a imagem da empresa, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens desse investimento. Confira!
1. Produtividade
A motivação é um elemento diretamente relacionado à produtividade do colaborador, certo?
Ao estar motivado, o profissional se dedica mais a fazer com que as tarefas tenham mais êxito e buscam fazer com que o tempo de trabalho renda mais, resultando em uma produtividade maior.
Para a empresa, isso significa mais lucro para o negócio.
2. Satisfação do colaborador
A satisfação com o trabalho é uma meta bem desafiadora. Os colaboradores satisfeitos com o ambiente de trabalho não se preocupam com salário o tempo todo. Eles executam as tarefas com cuidado e dedicação, porque gostam de estar ali.
Criar um ambiente que proporcione essa sensação torna a jornada muito mais prazerosa e isso se reflete nos resultados da organização!
3. Retenção de talentos
As empresas que recrutam profissionais com potencial têm muito a ganhar. Mas o que o endomarketing tem a ver com isso?
É simples: investir na qualidade de vida e satisfação dos colaboradores, além de diminuir a evasão de talentos recrutados, também permite que novos talentos sejam modelados durante a evolução da empresa.
4. Melhora do clima organizacional
A partir das ações de endomarketing é possível aproximar ainda mais os profissionais, melhorando o relacionamento entre eles e o clima organizacional. Assim, tanto o trabalho individual, quanto o coletivo, se fortalecem e fluem de maneira mais produtiva e leve.
5. Fortalecimento da marca empregadora
Os profissionais são grandes responsáveis por boa parte da valorização da marca, por meio do que compartilham com familiares e amigos. Eles conhecem a empresa de dentro, e por isso, sua opinião tem tanta importância para quem a conhece através deles.
Por esse motivo, investir em endomarketing é também pensar na propagação dos valores e do espírito de trabalho de toda a organização, revelando colaboradores que se conectam verdadeiramente com estes elementos e que por isso se dedicam tanto às suas funções.
O resultado é uma marca com ainda mais prestígio, interno e externo.
6 dicas de endomarketing para aumentar a produtividade da sua empresa
Cuidar da comunicação interna talvez seja o principal passo para aproximar-se dos seus funcionários e colaboradores. Essa proximidade e confiança são a chave para implantar ações que melhorem e harmonizem o ambiente de trabalho.
O formato da comunicação pode variar de acordo com o setor e com a empresa. São inúmeras opções, e, a melhor delas, é a que se adequar ao seu negócio
Por isso, reunimos aqui 6 dicas de como fazer um bom endomarketing na sua empresa. Confira abaixo:
1. Crie tradições na sua empresa
Crie eventos internos. Um happy hour no escritório, por exemplo, é uma ótima opção.
Esses momentos possibilitam uma integração maior entre colaboradores e trazem certa descontração para o ambiente.
2. Missão, visão e valores devem ser compartilhados por todos
Toda empresa possui um motivo para existir, metas para serem alcançadas e diretrizes para seguir.
Para que tudo isso se torne realidade, é importante que os colaboradores realmente entendam esses aspectos.
Através de palestras e dinâmicas, é possível instaurar uma cultura empresarial em que todos compartilham o mesmo objetivo e valores no trabalho.
3. Crie um espaço aberto e sugestões e considere opiniões
Para desenvolver internamente o senso de pertencimento em uma empresa, é importante que os colaboradores sejam valorizados. Escute o que eles têm a dizer sobre o negócio.
Dê espaço para que os profissionais expressem opiniões, como aplicando uma pesquisa de satisfação. Depois, discuta tais sugestões e aplicações para que eles vejam que foram levados em consideração.
4. Estimule o relacionamento entre funcionários antigos com os mais novos
Com a rotatividade que existe nas empresas, é comum o convívio entre colaboradores com mais e menos experiência.
É interessante que a troca de conhecimento seja aproveitada para o desenvolvimento do empreendimento. Um recurso legal é adotar um sistema de mentores. Cada pessoa contratada tem um colaborador mais antigo responsável por sua integração.
5. Evite divisões no espaço físico de trabalho
Muitas paredes, salas e divisões no escritório podem aumentar a fragmentação de uma equipe. O modo como as coisas estão dispostas faz toda diferença.
Um ambiente aberto permite que haja mais interação entre equipes, além de diminuir o sentimento de superioridade de alguns em relação aos demais.
6. Crie um canal de comunicação interna
Existem várias plataformas no mercado que atendem a necessidade de uma comunicação interna e, independente de qual delas você escolher, o importante é ter um canal para escutar o que seu colaborador tem a dizer e também disseminar seu conteúdo, informações sobre novos lançamentos, notícias importantes, entre outros.
Estabeleça canais de comunicação bidirecional, ou seja, de mão dupla, em que cada funcionário pode dar a sua opinião e receber uma resposta.
Uma boa opção é optar pela Intranet, que pode ser bastante eficaz para manter os colaboradores atualizados sobre os assuntos internos, possibilitando a abertura de chamados técnicos, entre outras ações.
Planejar uma estratégia consistente e executar ações de endomarketing atraentes, que gerem o engajamento de seus colaboradores e os coloque em primeiro lugar, proporciona uma série de vantagens competitivas para sua marca empreendedora.
Agora que você sabe o que é e qual a importância do endomarketing para sua empresa, que tal colocar as dicas em prática? Boa sorte!