Como as EdTechs estão revolucionando a educação corporativa

Josivan Mesquita da Conceição
EdTechs

Você sabe o que são EdTechs? Atualmente elas estão revolucionando o setor educacional por trazerem aprendizado flexível e segmentado. 

E quando o assunto é educação corporativa, as EdTechs também estão se mostrando grandes aliadas do desenvolvimento humano e organizacional nas empresas modernas. Mas o que são EdTechs e como elas estão transformando a educação corporativa? 

Para entender um pouco melhor sobre o assunto, o artigo a seguir vai explicar tudo o que você precisa saber sobre as EdTechs. 

Vamos lá? 

O que é uma EdTech? 

A forma de aprender mudou muito nos últimos anos. O advento da internet e o desenvolvimento de novas tecnologias permitiram que a aprendizagem se tornasse muito mais rápida e dinâmica. Por exemplo, o crescimento do ensino à distância, o EaD, é um dos principais indicativos dessa mudança no mercado. 

Sendo assim, diversas startups voltadas para área educacional e com foco nessa nova realidade tecnológica apareceram. Como resultado temos o surgimento das chamadas EdTechs. 

Em resumo, EdTechs são startups de educação que unem a aprendizagem a ferramentas digitais com objetivo de otimizar o aprendizado. Consequentemente, temos cada vez mais modelos de negócio no setor educacional surgindo ou migrando para o ambiente digital. 

Com a chegada das plataformas digitais, é possível ter acesso rápido a todo tipo de conteúdo, o que também inclui o acesso à educação. Em adição a isso, o cenário pandêmico dos últimos anos gerou um aumento significativo na procura por serviços treinamento online. 

As EdTechs surgiram como uma principal forma de atender a essa demanda e utilizar esses novos formatos de aprendizagem digital. Por meio do uso de vídeos, podcasts, e-books e outras pílulas de aprendizagem, as EdTechs criam uma nova experiência em torno da educação. 

Por outro lado, a educação corporativa também tem muito a ganhar com a chegada das EdTechs. Desse modo, a educação corporativa passa a fazer parte não só do treinamento corporativo como também da transformação digital nessas organizações. 

EdTechs e a educação corporativa 

Sabemos que o mercado de EdTechs está crescendo, e o cenário dos últimos só acelerou esse crescimento. Segundo um levantamento da Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), as EdTechs no Brasil crescerem cerca de 26% durante a pandemia. 

Mais do que um ganho para o setor educacional como um todo, esse crescimento também aponta para o desenvolvimento de outro setor: a educação corporativa. Em resumo, com a escalada do trabalho remoto também aumentou a demanda por treinamentos, qualificações e onboardings no mesmo formato. 

Outro ponto importante nesses dados é que a educação corporativa disponibiliza novas formas de aprendizado dentro das empresas. Por exemplo, iniciativas como a gamificação são metodologias que tem seus resultados potencializados pelas plataformas digitais trazidas pelas EdTechs. 

Para as empresas, as EdTechs com foco na educação corporativa podem transformar positivamente o ambiente corporativo. Além disso, o formato digital torna o processo de aprendizagem contínua mais fácil de ser incentivado no time de colaboradores. 

Portanto, o crescimento das EdTechs no Brasil também garante um conjunto de oportunidades para a educação corporativa. Em outras palavras, isso também significa uma gama de vantagens para as empresas que aderirem da forma certa ao modelo proposto pelas EdTechs. 

Mas quais são essas vantagens na prática? 

EdTechs: 5 vantagens para a educação corporativa 

A onda EdTech ainda é um conceito relativamente novo no mercado atual, mas que já é enxergado como revolucionário pelas possibilidades que ela traz. Além de fazer parte de um movimento que já acontecia na educação, as EdTechs ajudam a acelerar esse processo e seus resultados. 

Para a educação corporativa não é diferente: as EdTechs trouxeram novas perspectivas do ponto de vista de aprendizado, treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Desse modo, é possível listar um conjunto de vantagens que as EdTechs trouxeram para o desenvolvimento da educação corporativa nas empresas. 

Flexibilidade 

Atualmente, uma das principais vantagens da digitalização das empresas é a flexibilidade que o ambiente digital traz para o trabalho. No caso da educação corporativa, essa flexibilidade fica bem clara quando o assunto é otimização de tempo. 

Em outras palavras, o conteúdo disponibilizado em plataformas como universidades corporativas on-line permite uma grande flexibilidade de horário. Dessa forma, os colaboradores da empresa conseguem aprender em seu próprio tempo e sob demanda. Como resultado, a aprendizagem acontece com tempo de qualidade e o colaborador aprende no seu próprio tempo. 

Autonomia de aprendizado 

A área da educação descobre-se cada vez mais que um dos focos de uma aprendizagem de qualidade está na autonomia dada a quem aprende. Em suma, o foco no aluno é a chave para um aprendizado de qualidade, e para a educação corporativa esse é um resultado muito almejado. 

O que uma EdTech faz é justamente entregar essa autonomia por meio do conteúdo no ambiente digital e com o acesso facilitado. Como resultado, o colaborador fica no centro do próprio desenvolvimento e as empresas só tem a ganhar com isso. 

Variedade de conteúdos 

O leque de possibilidades trazido pelas EdTechs também está presente nos formatos utilizados nas metodologias de aprendizagem. Isso porque além da gamificação, elas também trazem novos formatos para dentro do conteúdo. 

Como resultado temos o uso de vídeos, imagens, e-books, podcasts e outros formatos que ajudam na absorção de conteúdos e potencializam o aprendizado. Além disso, o modelo de pílulas de aprendizagem torna a educação muito mais dinâmica e de assimilação rápida para quem acessa o conteúdo. 

Liberdade geográfica 

Talvez uma das maiores vantagens trazidas pelo ensino on-line é a liberdade geográfica para facilitar o aprendizado. Em resumo, a falta de necessidade do presencial democratizou o ensino e tornou muito mais simplificado o processo de aprendizagem. 

Para a educação corporativa, isso facilitou a aplicação de cursos e treinamentos para os colaboradores, uma vez que é descartada a necessidade de um espaço físico. Como consequência, isso também gera economia tanto para as empresas quanto para os colaboradores, que agora ficam por conta apenas da conexão e do acesso ao conteúdo. 

Controle de resultados 

Por fim, mas não menos importante, além do acesso a aprendizagem também é necessário ter o controle para verificar se o treinamento está sendo eficaz. Por isso, no caso da educação corporativa, as plataformas de educação corporativa conseguem ceder indicadores de desempenho relevantes. 

Dessa forma, é possível avaliar o conteúdo, verificar desempenhos, e fazer o controle de acessos do curso, treinamento e até onboarding dos colaboradores. Sendo assim, o controle de resultados é uma das chaves para que a educação corporativa se torne cada vez mais estratégica, e as EdTechs chegaram para ajudar nesse processo. 

Pronto, agora você já sabe o que são EdTechs, como elas beneficiam a educação corporativa e as suas principais vantagens. Que tal começar a investir em educação corporativa de qualidade na sua organização? 

Na Plantar você tem soluções de educação corporativa como consultoria educacional, aprendizagem digital e universidade corporativa. Tudo com a praticidade e a flexibilidade que só uma plataforma de educação on-line pode trazer. 

Comece a semear a educação agora e colha melhores resultados! Fale com um de nossos especialistas e venha pro futuro da educação corporativa com a Plantar Educação! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp