Entenda a importância do desenvolvimento organizacional para a sua empresa

Marcos Paulo Barbosa
Entenda a importância do desenvolvimento organizacional para a sua empresa

Todo empreendedor quer que seu negócio se destaque no mercado, mas qual é o melhor caminho para alcançar isso? Como realizar um desenvolvimento organizacional efetivo?

O desenvolvimento organizacional é o conjunto de processos para estimular o crescimento de uma empresa por meio da capacitação dos seus colaboradores. 

Ou seja, a empresa gera mudanças, tanto no comportamento humano, como em sua estrutura. Assim, ela se torna mais adaptável às novas tecnologias e aos constantes desafios do mercado, sendo capaz de estabelecer metas mais assertivas.

O que significa desenvolvimento organizacional?

O desenvolvimento organizacional é uma estratégia que visa melhorar a empresa, concentrando seus esforços e prioridades na identificação das necessidades dos clientes no contexto atual e projetando mudanças futuras.

Muitas vezes, as empresas contratam colaboradores que não estão alinhados à cultura organizacional, o que traz prejuízos como a falta de motivação, conflitos internos, alta rotatividade e demissões, o que consequentemente prejudica a entrega de resultados.

Com essa organização em dias, a empresa conta com uma melhor capacidade de colaboração entre indivíduos e grupos, com o objetivo de promover o espírito de trabalho em equipe e a integração de todos os envolvidos.

Quais são os objetivos desse desenvolvimento?

Existem dois motivos principais que levam as organizações a buscarem essa prática: ou elas estão passando por alguma dificuldade que afeta a empresa em geral, ou estão querendo se desenvolver e se destacar no mercado de trabalho.

Independente do motivo, o desenvolvimento organizacional é uma ótima forma de trazer um autoconhecimento para o negócio, e a partir dessas análises buscar soluções para os objetivos desejados.

Sendo assim, investir nessa estratégia significa se aproximar de uma cultura organizacional que, dependendo da natureza do problema, pode ajudar sua empresa a:

  • Desenvolver a capacidade de colaboração entre indivíduos e grupos;
  • Encontrar e integrar o equilíbrio entre as necessidades e os objetivos da empresa e da equipe;
  • Melhorar constantemente os sistemas de informação e comunicação;
  • Criar e promover o sentimento de pertencimento às pessoas dentro da organização;
  • Melhorar o ambiente de trabalho e estabelecer um ambiente de confiança;
  • Criar um clima de receptividade na empresa;
  • Promover a iniciativa e a inovação de cada funcionário;
  • Desenvolver e estimular talentos dentro da organização.

Lembre-se: os recursos humanos são essenciais para atingir as metas propostas. Se você alcançar a felicidade de sua equipe, crescerá como empresa!

Então, como implementar o desenvolvimento organizacional?

Chegou o momento de responder à pergunta mais importante: como aplicar o desenvolvimento organizacional? 

Todo esse processo pode ser resumido em duas etapas:  a de pesquisa, e a de implementação.

Etapa de pesquisa 

A primeira é a fase de coleta de dados, de análise dos fatores internos e externos que podem influenciar o seu negócio. Como essa etapa envolve a pesquisa de questões econômicas e dos colaboradores, que são mais pessoais, sua empresa pode adotar diversos métodos para recolher essas informações.

Questionários, levantamento de dados, e entrevistas com os colaboradores são alguns exemplos que farão com que você tenha todas as informações que deseja. Sua empresa também pode contar com a ajuda de ferramentas que facilitam tanto a forma como você irá adquirir esses dados, quanto organizá-los da melhor forma.

Uma vez que os membros preenchem o questionário e as informações são coletadas, elas são incluídas em um banco de dados em que, posteriormente, serão analisadas pelos especialistas para encontrar o possível problema que está afetando os colaboradores e/ou a empresa.

Reforçamos que os funcionários são a base de qualquer empresa e não há ninguém melhor que eles para conhecer os problemas enfrentados no dia a dia do seu trabalho.

Etapa de implementação 

A implementação das mudanças necessárias não pode ser feito às pressas e logo de imediato. Antes disso, sua empresa precisa saber exatamente os objetivos que deseja alcançar, e todos os imprevistos que podem surgir.

Além disso, é importante informar aos seus colaboradores as mudanças que a empresa passará, e os motivos disso, para que todos estejam cientes do que irá acontecer e o que será necessário para isso.

Todas essas informações, além de mostrar o caminho a seguir, esclarecem os problemas e definem a distribuição de responsabilidades, evidenciando os pontos fracos dos colaboradores para conseguir desenvolvê-los.

Conclusão

Várias empresas já conquistaram ótimos resultados com a implementação do desenvolvimento organizacional. Se ele for feito com cuidado, posso te garantir que você também poderá ter sucesso.

Sendo assim, leve a teoria para a prática no dia-a-dia da sua organização e veja como os processos vão correr de forma mais fluída, diminuindo o tempo de entrega e aumentando a qualidade.

O que está esperando para colocar a estratégia em prática? Boa sorte na implementação do desenvolvimento organizacional na sua empresa!