Decidir implementar a educação corporativa na sua empresa é um passo importante para promover a cultura organizacional da empresa.
Afinal, o que caracteriza a educação corporativa é sua vinculação estratégica com a vida da empresa.
O programa de integração de novos colaboradores (onboarding) é um grande aliado para que o recém contratado conheça a cultura organizacional da empresa e consiga visualizar de forma mais evidente os conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes que são esperados para atuar dentro da corporação.
Já quando se trata de implementação de cultura de aprendizagem, o desenvolvimento e a promoção de conhecimento entre os colaboradores é uma das premissas da organização.
E como unir os dois em uma estratégia efetiva? É o que iremos tratar neste conteúdo. Continue acompanhando!
Por que investir em cultura organizacional?
Podemos dizer que as normas corporativas (escritas e não escritas),a visão e os valores, os processos internos, as políticas e o perfil estratégico desta empresa formam a sua cultura na organização, a sua identidade corporativa.
Esta cultura deve nortear as ações de todos os colaboradores, em todos os níveis hierárquicos, buscando a harmonia e o foco necessários para se alcançar os mesmos objetivos.
Ou seja, ter essa cultura bem definida significa entender a forma com que uma empresa atua e traduzir esta identidade no dia a dia da sua atuação.
O que a educação corporativa tem a ver com a cultura organizacional?
Se a cultura organizacional reflete como a empresa atua, o processo de educação corporativa ajuda no desenvolvimento pessoal do negócio, refletindo no desenvolvimento estratégico e crítico, gerando efeitos positivos na organização.
Para isso acontecer, existem alguns passos que você pode seguir para implementar a educação corporativa na cultura da empresa. Por exemplo:
Criação de um programa de integração
Os primeiros momentos junto a um novo emprego, é sempre repleto de expectativas em relação à empresa, aos colegas e a função a ser desempenhada.
O programa de integração de novos colaboradores, também conhecido por onboarding, é desenvolvido para apresentar os conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes desejadas que o novo contratado exerça dentro da empresa.
Grande parte do processo de onboarding envolve a realização de treinamentos e cursos. Uma pequena parcela está relacionada a eventos de relacionamento, como boas-vindas, apresentação e integração. Então, é muito importante implementar estratégias de educação corporativa nesse processo.
Implementação da cultura de aprendizagem
A oportunidade de aprendizagem é uma real expectativa pela maioria dos trabalhadores que ingressam dentro das corporações.
Como estratégia de retenção de talentos é fundamental implantar a cultura de aprendizagem dentro do universo corporativo.
É interessante investir e estimular a ampliação do conhecimento, bem como oportunizar crescimento de carreira interno para aqueles que chegam, juntamente com os membros da equipe que já trabalham a mais tempo, para que vejam vantagem significativa em ficar e focar sua dedicação profissional para esta empresa.
Dessa forma, a oferta por capacitação interna e externa, convênio com instituições de ensino, além de promover estímulo contínuo para fomentar a busca pelo conhecimento, são tópicos para implementação da cultura de aprendizagem na empresa.
Considerações finais
Ao investir em educação corporativa a empresa ganha não apenas na retenção de talentos, mas com um quadro de funcionários mais qualificados, além disso a produção e a competitividade no mercado aumentam.
O investimento retorna também no sentido de motivação pela equipe quando se percebe crescendo e fazendo parte dos processos de melhoria dentro da organização.
A partir de ações de educação corporativa, é possível criar harmonia entre as equipes, que poderá refletir nos resultados organizacionais, além de assegurar a sustentabilidade da empresa com uma perspectiva concreta de futuro!
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