Você já parou para pensar sobre quantas funções irá desempenhar ao longo da sua vida profissional? Consegue prever o impacto das inovações tecnológicas e das transformações socioeconômicas ao longo da sua carreira? A cultura de aprendizado pode te ajudar!
Diariamente, somos colocados diante de novos desafios que demandam de nós uma pesquisa rápida, uma leitura mais aprofundada, uma troca de experiências com colegas de trabalho ou mesmo o investimento em um curso de aperfeiçoamento.
Um estudo da IBM com foco no valor dos treinamentos mostrou que 84% dos funcionários nas organizações de melhor desempenho estão recebendo os treinamentos de que precisam.
Em outro relatório recente, 94% dos funcionários disseram que o investimento em treinamento e desenvolvimento é uma das principais razões pelas quais eles decidiram permanecer em uma função por mais tempo.
Uma cultura de aprendizagem é implementada quando uma organização coloca forte ênfase em incentivar seus membros a compreender seus valores, práticas, crenças, conjuntos de habilidades e convenções.
Isso permite que os funcionários obtenham o conhecimento e as habilidades necessárias para ter o melhor desempenho, satisfazer melhor seus clientes e ajudar sua organização a crescer.
Quer entender mais sobre essa tal cultura do aprendizado e como ela pode ser aplicada na sua empresa?
O que é Cultura de Aprendizagem?
Para começar a compreender o que é cultura de aprendizagem, o que acha de relembrar o conceito de cultura?
De acordo com o dicionário Michaelis, cultura é o conjunto de conhecimentos, costumes, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social.
Desse modo, a cultura de aprendizagem pode ser definida como o conjunto de processos, valores, ações e ambiente que caracterizam uma organização pelo foco no desenvolvimento de pessoas, por meio da promoção do compartilhamento de conhecimentos, boas práticas e experiências entre seus colaboradores.
De acordo com Senge (2010),autor do livro A quinta disciplina, as organizações só aprendem por meio de indivíduos que aprendem e só terão sucesso se cultivarem nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis.
Portanto, as empresas que fomentam a cultura de aprendizagem, que consideram as demandas e os propósitos de cada pessoa, também estimulam o desenvolvimento e o crescimento da organização.
Como criar uma Cultura de Aprendizagem?
Agora que você já sabe a importância da cultura de aprendizagem para as pessoas e para a organização, vamos conhecer quatro caminhos para promovê-la, relacionados pelos autores Tomas Chamorro-Premuzic e Josh Bersin, em artigo publicado no Harvard Business Review.
- Recompensar a aprendizagem contínua, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e a possibilidade de questionar e argumentar entre todos os profissionais, reforçando e recompensando comportamentos de aprendizagem positivos;
- Dar feedback construtivo e significativo para as pessoas do time, destacando o que precisa ser melhorado;
- Liderar pelo exemplo, com líderes que demonstram sua própria curiosidade e interesse pelo aprendizado;
- Contratar pessoas curiosas e com alta capacidade de aprendizagem.
Percebeu como a responsabilidade pela promoção de uma cultura de aprendizagem não se resume à área de Educação Corporativa?
É uma responsabilidade que abrange todos os setores, processos, ações e valores de uma organização.
O que caracteriza a Cultura de Aprendizagem?
Se você atua com desenvolvimento de pessoas e tem a mesma missão que nós, pode dar o primeiro passo para promover essa cultura na sua organização e assim, incentivar as outras áreas a fomentar o tema.
Por isso que a seguir, você irá conferir um checklist com as principais características e indicadores de uma cultura de aprendizagem que consideramos ideal.
Mas lembre-se: adapte todo este conhecimento para o seu contexto. Não existe fórmula, mas sim recomendações de como praticar mais essa cultura.
Vamos ver?
Ambiente colaborativo
Criar um ambiente de trabalho colaborativo e interdisciplinar onde os colaboradores possam compartilhar ideias e experiências e cocriar projetos, com abertura para testar, errar e apresentar propostas diferentes do que é tradicional na empresa.
Autonomia e protagonismo do colaborador
Compreender as necessidade e as motivações de cada profissional ao desenvolver ações de aprendizagem e estímulo ao autodesenvolvimento, recompensando os colaboradores interessados em se atualizar sempre.
Profissionais curiosos e inquietos
Contratar profissionais curiosos e com vontade de aprender e se desenvolver, além de garantir um ambiente e de uma rotina de trabalho que permita essa curiosidade e esse desenvolvimento.
Aprendizagem como experiência
Promover ações de aprendizagem, internas ou externas, formais e informais, on the job e significativas, voltadas à aplicação prática de conhecimentos, processos e comportamentos que tenham impacto direto no desenvolvimento das pessoas e nos resultados para o negócio.
Foco em inovação x produtividade
Promover e recompensar os colaboradores que apresentam sugestões para novas soluções e buscam otimizar recursos, inovando serviços, processos e produtos.
Se as metas da organização consideram apenas a produtividade, o colaborador não terá incentivos e tempo para se dedicar a desenvolver algo novo e/ou diferente.
Resultados observáveis na Cultura do Aprendizado
Percebeu como pensar a Educação Corporativa da sua organização tendo como horizonte a cultura de aprendizagem é um investimento em desenvolvimento contínuo e duradouro?
Ter esse paradigma como a abordagem que estrutura as ações de T&D possibilita, ainda, tanto resultados mais imediatos – que podem ser observados na retenção de conhecimentos e aplicabilidade cotidiana das informações trabalhadas nos treinamentos e capacitações – como, também, resultados ampliados e observáveis a longo prazo.
Veja só alguns dos benefícios providenciados pela cultura de aprendizagem:
Retenção de talentos
A cultura de aprendizagem fomenta não só a captação de novos talentos alinhados aos valores e cultura da organização, mas também a retenção destes profissionais.
As empresas que investem no desenvolvimento amplo e contínuo de seu quadro profissional contam com colaboradores mais motivados e que percebem a valorização de seu trabalho.
Os times tornam-se mais engajados, colaborativos e comprometidos em buscar soluções inovadoras para suas entregas.
Desempenho e produtividade
E, por falar em motivação e engajamento, profissionais que são constantemente instigados a se desenvolver trabalham de forma mais produtiva e com foco em seu desempenho.
Os colaboradores percebem a empresa como uma instituição dedicada em capacitá-los e conseguem, assim, vislumbrar um plano de carreira e crescimento. Todos esses fatores tendem a melhorar, ainda mais, a performance das equipes.
Desenvolvimento e gestão dos conhecimentos
Junto da retenção de talentos e de times engajados e motivados, temos o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos pelos colaboradores, que é mantido, ampliado e
administrado na organização.
Todos os aprendizados, conceitos e informações disseminados a partir das diversas ações que a cultura de aprendizagem oportuniza, ficam na instituição e passam a ser compartilhados entre os profissionais.
Ou seja, o que foi investido em aprendizagem, retorna para a empresa, que poderá economizar em processos seletivos, em treinamentos monótonos e pouco instigantes e, ainda, disporá de equipes altamente qualificadas e criativas.
Então, pronto para colocar a cultura do aprendizado em prática na sua empresa? Desejamos boa sorte!