Comunicação Digital: confira os benefícios para a sua organização

Josivan Mesquita da Conceição
Comunicação Digital

Vivemos em um mundo onde o digital está cada vez mais presentes. As relações interpessoais e com o mundo a nossa volta agora podem contar com diversos filtros e ferramentas com base 100% digital. Essas transformações no mundo atual permitiram que a forma como nos expressamos e como recebemos informações se modificasse totalmente. Isso tornou todo o processo mais rápido e dinâmico.

Com as organizações da atualidade não foi diferente. Atualmente, elas tem que lidar com um público cada vez mais engajado e relações de consumo cada vez mais complexas. Nesse cenário, a comunicação digital tem se tornado uma ferramenta essencial para o sucesso destas organizações no mercado. 

Ela trouxe maior facilidade e agilidade para a atuação das empresas, mas também traz desafios para a inovação das empresas. Isso muda a forma como elas se apresentam diante do mercado e de seus concorrentes.

Mas o que exatamente é comunicação digital? Quais tecnologias e métodos estão presentes nela? Como implantar de forma eficaz na sua organização? Se quiser saber a resposta destas e de outras questões, continue a leitura do conteúdo a seguir para saber tudo sobre o assunto. Vamos nessa? 

O que é comunicação digital? 

Primeiramente, é preciso lembrar que a comunicação é um processo natural humano e que o aspecto digital configura um novo capítulo a este processo. A comunicação passou por uma série de mudanças nos últimos anos, realizando um grande salto nos últimos dois séculos. Nos dias atuais, os meios de comunicação digital criaram um novo cenário para o processo comunicacional. 

Os meios de comunicação se transportam cada vez mais para o ambiente digital, tornando a comunicação mais ampla e dinâmica. Mídias, conteúdos, produtos e serviços encontram-se cada vez mais presentes em plataformas digitais, democratizando ainda mais a comunicação a cada dia.

Essa migração também fez com que organizações de todos os segmentos precisassem se adaptar a este formato digital, adaptando seus modelos de negócio. É em meio a esta revolução que surge a ideia de comunicação digital, para entender as dinâmicas e impactos dessas transformações.

Ao mesmo tempo que empresas conquistavam um espaço mais visível e segmentado no mercado, também surge o desafio de fazer com que as estratégias comunicacionais tivessem um caráter próprio, o que exige estratégias adaptadas e o uso de diversas ferramentas que facilitem este processo. 

O consumidor agora possui as mesmas ferramentas e espaço que as empresas para expressar sua visão a respeito de um produto ou serviço. Isso cria um novo desafio para as empresas que, além de pensarem estratégias precisas e funcionais para o ambiente digital, também precisam responder a estas manifestações de maneira satisfatória. 

Investimentos em comunicação digital

Estes e outros motivos definem a comunicação digital como a tendência principal para os próximos anos e que já com alta aceleração em investimentos, segundo uma pesquisa feita pela IAB-Brasil em parceria com a Nielsen. A pesquisa, realizada em 2020 com 167 profissionais, agências e outras empresas do setor publicitário brasileiro, demonstrou que 67% deles utilizam cerca de metade dos seus recursos para esforços de comunicação para o ambiente digital. 

Isso demonstra que cada vez mais empresas estão investindo em comunicação digital e outros fatores, como a pandemia de 2020, tem contribuído para a aceleração destes investimentos. Mais e mais empresas tem visto as vantagens de investir neste tipo de estratégia, mas quais as principais vantagens de uma comunicação digital trabalhada da maneira adequada? 

Meios de comunicação digital e suas vantagens 

Seguindo a tendência mundial de empresas que caminham para o ambiente digital, algumas inclusive se tornando negócios 100% digitais, a comunicação digital surge como alternativa para que empresas estejam gradualmente mais próximas de seus consumidores. Para que isso ocorra, o processo conta com uma gama de ferramentas que podem ajudar na construção de ações mais precisas em comunicação no âmbito digital. 

Dentre algumas destas ferramentas é possível destacar: sitesredes sociaise-mail marketingblogsmonitoramento de tráfego, entre outros. No entanto, estas e outras ferramentas contam ainda com ramificações e plataformas auxiliares que permitem uma maior facilidade ou até mesmo a automação do marketing online. Algumas destas ferramentas e plataformas auxiliares são a otimização para motores de busca e a utilização de mídia paga, por exemplo. 

Em adição a isto, a comunicação digital pode conferir uma série de benefícios para as empresas que a adotam em seu processo estratégico, dentre elas podemos destacar: 

  • Redução de custos;
  • Maior agilidade e rapidez;
  • Métricas mais exatas;
  • Maior cobertura;
  • Segmentação de público apurada.

Por isso, a comunicação digital segue como uma alternativa válida para empresas de todos os portes e segmentos, pela sua praticidade, custo e principalmente facilidade para atingir objetivos diversos e com maior qualidade. 

Como implantar a comunicação digital na sua organização 

A construção de uma estratégia de comunicação digital implica em visualizar de forma geral como a sua organização está inserida no mercado e quais as principais formas de entrar ou de otimizar a sua atuação no meio digital. Apesar de a comunicação digital necessitar de um conjunto adaptado de estratégias, é possível conceber uma série de passos base para implantar ou otimizar a comunicação digital da sua organização. 

Faça um diagnóstico 

Primeiramente, é preciso fazer um diagnóstico geral da sua empresa com o foco na comunicação digital. Dessa forma você poderá visualizar melhor em que etapa você está, o que precisa ser melhorado ou substituído nos processos e qual a estrutura e orçamento disponível para as mudanças. A partir de um diagnóstico bem feito os objetivos da gestão da comunicação digital ficarão mais claros e você terá uma melhor ideia de por onde começar. 

Escolha as plataformas 

Uma outra etapa importante é definir quais plataformas e ferramentas a sua organização irá adotar para fazer a comunicação digital. Nesta etapa é importante observar como acontecem os processos e definir um padrão de qualidade que vai definir o uso de cada uma destas plataformas. Desta forma você não terá somente ferramentas, mas também um protocolo de trabalho capaz de potencializá-las. 

Elabore um plano 

Agora que você já possui o cenário e as ferramentas, elabore um plano de comunicação digital que esteja de acordo com as etapas definidas anteriormente.

Esta etapa vai exigir que você faça uma análise profunda não só da sua organização, mas dos concorrentes e do conteúdo deles nas redes. A elaboração de um plano de comunicação vai definir de maneira mais precisa as ações para atingir os objetivos que você definir.

Defina os indicadores e métricas 

Já na fase de implantação do seu plano, é importante contar com ferramentas que ofereçam uma melhor visibilidade dos resultados das ações. Por isso, priorize plataformas e ferramentas que tragam números e métricas exatas para que você ter indicadores de desempenho e uma melhor visibilidade do que precisa ser melhorado do ponto de vista de ações de comunicação. 

Faça o controle do processo e de mudanças 

Por fim, faça o controle necessário do processo de comunicação digital, o que inclui modificar processos ou mudar plataformas e ferramentas sempre que necessário. Não se esqueça que o ambiente online está sempre em constante mudança e você precisa se adaptar. Por isso, não fique preso à estratégias ou métodos, a flexibilidade também é necessária no processo comunicacional. 

Agora que você já sabe mais sobre comunicação digital, chegou o momento de fazer da sua empresa uma forte concorrente também no ambiente digital. Dessa forma, você garante que a sua organização está preparada para estas e outras mudanças que a revolução digital ainda pode proporcionar. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp