A cada ano, os desafios de empresas e colaboradores mudam, e as habilidades e competências exigidas no mercado também. Além disso, o cenário de pandemia dos últimos anos colocou em evidência um novo conjunto de skills que farão a diferença nos próximos anos e estão entre as competências mais buscadas por recrutadores.
Portanto, o desenvolvimento de pessoas é uma via de mão dupla que exige investimento por parte das empresas e profissionais preparados para essas mudanças. Sem exceção, 2023 será um ano que projeta novos desafios e que vai exigir competências específicas de quem deseja crescer na carreira.
Sendo assim, o artigo a seguir vai listar 7 das competências mais valorizadas pelas empresas que estarão em destaque em 2023. Quer saber mais? Então leia o artigo até o final!
[lwptoc]
As competências mais buscadas no novo cenário econômico
Nos últimos anos, as competências mais valorizadas nas empresas mudaram drasticamente, isso porque o mercado e, consequentemente as demandas, também mudaram. O foco em habilidades unicamente técnicas deu lugar a uma visão mais abrangente, que também considera habilidades comportamentais e os impactos da organização no processo.
Não só as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores entraram em foco, como também as competências organizacionais como complemento a esse conjunto. Essa soma ajuda a criar a diferenciação que tantas empresas buscam no mercado, mas construir essa harmonia entre competências não é uma tarefa simples.
Atualmente, encontrar pessoas com habilidades comportamentais fortes ainda é um desafio para muitas empresas. Segundo um levantamento feito pela Robert Half com líderes nas empresas, 60,47% deles afirmaram que comportamento já foi motivador de demissões onde atuam.
Entre os principais pontos levantados pelos líderes estão a instabilidade emocional, agressividade e mau relacionamento com colegas no ambiente de trabalho. Em resumo, esse dado indica que competências relacionadas às habilidades comportamentais estão em falta no mercado, o que explica a busca por elas no mercado.
No entanto, é preciso construir pontes entre as diversas competências e ter capacidade analítica para entender como transformá-las em resultados. Por isso as power skills ganharam a atenção das empresas como forma de criar ambientes e times melhor preparados para os desafios futuros.
Sabendo disso, quais competências estão em foco e entre as mais procuradas pelas empresas em 2023? A seguir, listamos 7 delas com exemplos para que você entenda cada uma delas.
7 competências mais buscadas em 2023
Conforme vimos, a demanda de competências nas empresas mudou muito nos últimos anos, sobretudo no cenário recente. Como resultado, algumas competências ganharam uma importância ainda maior dentro das organizações.
Veja agora 7 competências chave que farão a diferença e estarão em foco em 2023.
Inteligência emocional
Saber como lidar com os próprios sentimentos no ambiente corporativo vai além de não permitir que eles influenciem os resultados do trabalho. Em muitos casos, entender as próprias emoções traz benefícios para a saúde mental e consequentemente para o time de que o profissional faz parte.
Por isso, mais uma vez, a inteligência emocional se firma como uma das competências que as empresas mais buscam em suas contratações. Pessoas inteligentes do ponto de vista emocional conseguem lidar melhor consigo mesmas e também com as pessoas com quem trabalham.
Para o ambiente corporativo os benefícios são muitos: as relações, a cultura e, claro, os resultados tem muito ganhar com times emocionalmente estáveis.
Visão sistêmica
A época em que cada colaborador ficava ilhado em seu próprio departamento ficou para trás e deu lugar a um cenário onde tudo está interligado. Agora, é preciso olhar não só para o próprio setor, mas também para os impactos da própria atividade para a empresa como um todo.
Portanto, a visão sistêmica é outra competência que estará em destaque, uma vez que ela será a base do planejamento e estratégia nas organizações. Ter visão sistêmica não é ser um profissional generalista ou incentivar ingerência, mas sim olhar para a estrutura da empresa e entender como ela funciona.
Então, entender como a sua atividade pode impactar os demais setores e a empresa pode ser um diferencial no próximo ano.
Resiliência
Situações difíceis e desafios não são uma novidade nos ambientes corporativos, mas ter uma mentalidade forte para enfrentá-los é outra história. Sendo assim, a resiliência também está em alta demanda no mercado.
Momentos de crise exigem que os profissionais dentro da empresa mantenham a calma e tenham a força necessária para enfrentar e planejar mesmo quando as coisas não vão tão bem. Para tanto, a resiliência é uma competência indispensável para enfrentar esses momentos desafiadores.
A resiliência é uma competência que pode ajudar qualquer pessoa em qualquer cargo na empresa, incluindo gestores e lideranças.
Digital skills
A cada ano que passa o destaque dele aumenta: atualmente, é impossível ignorar a potência e influência do on-line para empresas e pessoas. Mas, com isso, também fica evidente a necessidade de saber como se portar e trabalhar no ambiente on-line.
Nesse caso, as digital skills vão além do conhecimento técnico acerca de ferramentas que fazem uso de processos on-line. Aqui também entram em jogo a comunicação e visão estratégica de como essas ferramentas podem potencializar o trabalho.
Além disso, outras skills relacionadas ao digital, como a capacidade de analisar dados, também estão sendo cada vez mais exigidas nas empresas, em todos os setores. Por isso, verifique se na sua atividade você encara as ferramentas digitais como uma forma de melhorar o próprio trabalho.
Intraempreendedorismo
Possuir uma mentalidade de crescimento a longo prazo não é uma exclusividade de quem deseja criar a própria empresa e empreender. Também é possível trazer essa mentalidade para o ambiente de trabalho sendo um colaborador dentro de uma empresa.
Dessa maneira, o intraempreendedorismo é uma forma de trazer essa mentalidade de crescimento para o ponto de vista do trabalho operacional. Em resumo, no intraempreendedoríssimo o colaborador segue a mesma mentalidade de dono da empresa, sempre pesando os prós e contras de ações, estratégias e resultados.
Dessa forma, o crescimento se torna um objetivo constante e se torna parte do cotidiano do time ou do profissional intraempreendedor. Como resultado, tanto a empresa quanto o colaborador saem ganhando.
Inteligência financeira
Lidamos com finanças e tomamos decisões financeiras todos os dias em nossas vidas, mas quantas delas são decisões conscientes e inteligentes? Para além da vida pessoal, a inteligência financeira também é uma grande aliada das empresas.
Ter inteligência financeira no trabalho ajuda a entender como otimizar as ações e estratégias para que os recursos sejam utilizados de forma inteligente. Consequentemente, quem possui o olhar analítico e consegue identificar essas falhas e propor soluções inovadoras sairá na frente em 2023.
Comunicação
Por fim, mas não menos importante, a comunicação é outra competência que nunca sai das tendências de competências mais buscadas em cada ano. Isso porque qualquer time ou liderança sempre irá precisar de uma comunicação efetiva para que o trabalho atinja os resultados esperados.
Construir uma boa comunicação é um exercício constante e saber se comunicar é uma competência que seguirá em destaque durante 2023. Por isso, lembre-se que uma comunicação feita de forma clara e simples muitas vezes supera estratégias mirabolantes e que podem gerar ruídos no ambiente corporativo.
Conclusão
Para concluir, vimos que quando o assunto são competências, existem diversas possibilidades e formas de melhorar e se tornar um profissional melhor. As tendências de cada ano são um norte para quem deseja melhorar na própria carreira.
Além das competências que citamos aqui, existem diversas outras que podem transformar a forma como você é visto no mercado e outras que podem surgir ou se fortalecer ao longo deste ano. Por isso, a habilidade de se manter sempre aprendendo é uma grande aliada dessas e de outras competências mais buscadas pelo mercado.
Se você gostou desse artigo, veja também o nosso post sobre o Profissional do Futuro!
Até a próxima!