Capital humano: saiba porquê o bem mais valioso de uma empresa são seus colaboradores

Marcos Paulo Barbosa
Capital humano: saiba porquê o bem mais valioso de uma empresa são seus colaboradores

O capital humano é conhecido como um dos atributos adquiridos por um colaborador por meio de sua experiência na própria empresa, por pesquisas e por cursos feitos ao longo de sua jornada profissional. Mas como desenvolver? 

Para que uma empresa possa alcançar os resultados pretendidos, existe a necessidade de ter um amplo conhecimento sobre os seus profissionais. 

Afinal, são eles que reúnem competências e habilidades, além de trazerem uma bagagem de conhecimentos que pode ser utilizada no dia a dia de suas funções.

E é isso que consideramos como capital humano.

Mas como investir para aumentar o capital humano da empresa? É o que você aprenderá ao final deste conteúdo! 

O que é capital humano? Qual a importância nas empresas? 

São todas as habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências que os colaboradores possuem e que podem auxiliar a empresa a obter bons resultados.

De maneira simples, podemos definir o capital humano como o conjunto de competências, comportamentos, conhecimentos e habilidades que um profissional tem para realizar suas funções no trabalho. 

Ou seja, investir nesse conjunto é essencial para que as atividades realmente agreguem valor no que diz respeito aos resultados do negócio.

Por isso é importante realizar uma boa gestão do capital humano, dessa forma é possível alcançar a satisfação dos colaboradores e torná-los mais produtivos e fiéis ao seu negócio.

Muitas empresas estão enxergando o potencial do capital humano e estão tomando atitudes para geri-lo da melhor forma possível.

Elas fazem isso motivando seus colaboradores e qualificando-os para torná-los profissionais melhores e mais capacitados.

São vários benefícios que as empresas recebem ao investir no capital humano.

Vamos conhecê-los:

  • Aumento da retenção de talentos: com a gestão do capital humano as empresas passam a investir em ações para desenvolver seus colaboradores e motivá-los no trabalho;
  • Desenvolvimento dos profissionais: os tornam mais aptos e capazes no trabalho e também aumenta a qualidade das atividades exercidas assim como os resultados da empresa;
  • Melhora da cultura e clima organizacional: motiva os funcionários a trabalharem melhor e a crescer com a organização, assim aumentando seus resultados;
  • Aumento da satisfação dos funcionários: os torna mais engajados no trabalho, fazendo com que realizem suas tarefas com mais qualidade, aumentem sua produtividade e geram mais lucros para a organização.

Como gerir o capital humano nas empresas?

Existem várias ações que a empresa pode tomar para realizar uma boa gestão do capital humano. Essas ações podem contribuir para aumentar a motivação e crescimento dos funcionários.

As principais ações são: 

Faça um plano de carreira para os colaboradores

É importante fazer um plano de carreira para cada funcionário, isso o ajuda a evoluir profissionalmente e o motiva, mostrando que a empresa está valorizando seu trabalho.

Por isso a empresa deve investir nas habilidades dos profissionais e oferecer formações para que ele cresça cada vez mais.

Invista em capacitação

Dentro dessa primeira ação se encontra essa segunda que é investir na qualificação dos profissionais.

Isso pode ser feito por meio de cursos dentro da empresa e treinamentos, o que além de tornar os colaboradores mais aptos ainda vai demonstrar que a empresa os está valorizando.

Dê autonomia à equipe

É importante que o gestor confie em sua equipe. Isso ajuda a aumentar a confiança dos colaboradores e lhes dá maior poder de decisão.

Por isso, todo gestor deve compartilhar planos e estratégias com a equipe para que ela possa lhe ajudar a tomar a melhor decisão.

Motive os funcionários

Todo profissional deve se sentir motivado dentro da empresa e a melhor forma de fazer isso é mostrar como seu trabalho é útil para a organização.

Por isso que a empresa deve motivar seus sonhos, aspirações e investir em seu crescimento profissional.

Tenha uma boa liderança

É importante escolher gestores que motivem a equipe e se preocupem com o bem-estar de seus colaboradores no ambiente de trabalho.

Isso pode ser feito por meio de feedbacks e avaliações de desempenho dos funcionários.

Para isso é preciso organizar o histórico e criar metas para que os colaboradores tenham noção de onde precisam chegar.

Um estudo da SHRM com profissionais de RH descobriu que, para 84% deles, reconhecer os funcionários promove o engajamento, e 82% concordam que aumenta a felicidade dos colaboradores.

Ou seja, o envolvimento dos gestores é essencial para criação de uma cultura de valorização do capital humano da empresa. Carisma e empatia, por exemplo, são habilidades indispensáveis.

E como medir o capital humano de uma empresa?

É comum que as empresas lidem com indicadores de desempenho para analisar resultados e previsões de lucros, por exemplo.

Seguindo essa lógica, também é necessário criar e aplicar métricas para avaliar o capital humano, como o desempenho individual dos colaboradores. Entre as principais, podemos citar:

  • Experiência;
  • Comunicação;
  • Nível de escolaridade;
  • Autonomia e tomada de decisão;
  • Inteligência emocional e técnica;
  • Capacidade de trabalho em equipe;
  • Criatividade e capacidade de inovar;
  • Personalidade para exercer liderança;
  • Habilidades, qualificações e certificados.

Ao longo desse conteúdo, você pôde compreender melhor o que é capital humano, como ele age no dia a dia das organizações, a importância do conceito e como aplicá-lo da melhor forma possível! 

Agora que você entendeu como é importante o capital humano para a organização, aproveite a visita e conheça os outros conteúdos do Blog da Plantar!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp