Capacitação profissional: entenda a importância de investir na própria carreira

Marcos Paulo Barbosa
Capacitação Profissional

Você investe na sua capacitação profissional? Sabe a importância desse investimento para sua carreira?

Adquirir conhecimentos continuamente, especializar-se em determinada área e tornar-se autoridade no assunto é o segredo para ganhar reconhecimento. 

Porém, sabemos que esse investimento não vem da noite pro dia e muitos se encontram perdidos ao se deparar com uma necessidade de capacitação. 

Sabendo disso, preparamos esse conteúdo como um guia para você começar hoje mesmo. Quer saber por que você deve investir em sua própria capacitação profissional? Continue a leitura e confira as vantagens dessa iniciativa!

Por que é importante investir na capacitação profissional?

Conhecimento nunca é demais, certo? Então, quanto mais habilidades e técnicas desenvolvidas, mais bem preparado você estará para exercer suas funções no trabalho. Isso, é claro, também torna seu currículo mais atraente, principalmente se ainda existem poucas experiências e a qualificação em desenvolvimento

Quais os benefícios da capacitação profissional para o futuro?

Sabendo que o investimento é necessário, existem outros vários benefícios que a capacitação pode trazer. Como:

  • Desenvolvimento de novas habilidades;
  • Diferenciação no mercado de trabalho;
  • Atualização constante das suas habilidades;
  • Inserção e permanência no mercado;
  • Capacidade de enxergar novos rumos.

E a empresa, como estratégia de reter seus colaboradores e diminuir a taxa de turnover, também tende a ganhar com a capacitação profissional dos mesmos. 

Se a capacitação profissional estimula o crescimento contínuo do indivíduo, visando diferentes tipos de evolução, por que não investir nela com seus bons colaboradores já dentro da empresa? 

Benefícios específicos para as empresas

Que a capacitação profissional é uma boa ideia, isso já está claro. Mas quais são os benefícios que ela pode trazer à empresa? É isso que responderemos agora!

1. Torna os colaboradores mais capacitados para a função 

Como a nomenclatura já sugere, o processo de capacitação profissional aumenta a capacidade dos colaboradores de lidar com problemas e situações inesperadas. 

Isso acaba por refletir no ambiente de trabalho, na forma de realizar as tarefas, influenciando de maneira positiva na qualidade dos produtos e serviços prestados pela empresa, assim como na lucratividade da mesma.

2. Consequências positivas na vida pessoal 

Conforme citamos nesse conteúdo, a capacitação profissional não está voltada apenas à vida profissional. Seu impacto pode ser visto na vida pessoal, tornando colaboradores mais humanos e sensíveis a uma série de questões, dentre elas a racionalidade perante ao uso de materiais e recursos, que de modo automático gera economia e funcionalidade à empresa.

3. Maior sentimento de valorização 

O profissional que passa por um processo de capacitação profissional enxerga que a empresa o vê como especial, a ponto de investir nele. Isso faz com que ele se sinta mais valorizado, o que consequentemente gera uma melhora no trabalho exercido dentro da instituição. 

4. Aumento de produtividade

Como citado no tópico anterior, ao se sentir mais valorizado, o colaborador passa a trabalhar de maneira otimizada, fazendo com que haja um aumento natural de produtividade, além de um trabalho com mais qualidade. 

5. Retenção de talentos

E por fim, temos como último benefício a retenção de talentos. 

A capacitação, é muitas vezes vista por colaboradores como um benefício cedido pela empresa, afinal, ele está aprendendo novas técnicas e filosofias de maneira gratuita, isso gera um ambiente harmonioso e qualitativo, o que diminui o desejo dos funcionários por procurar outros empregos, pois dificilmente haverá empregos ou ambientes melhores. 

Depois de tantas observações, fica fácil perceber que existem razões suficientes para investir na própria capacitação profissional, não é mesmo? Estudar sempre e manter-se atualizado são os melhores caminhos para ter sucesso com seu trabalho ou dentro da organização!