Como utilizar uma assistente virtual para aprimorar seu RH

assistente virtual

Não é novidade para ninguém que a tecnologia tem avançado em um ritmo acelerado. Mas de que forma as empresas conseguem tirar proveito desse avanço? O uso de assistente virtual para o RH já é uma realidade! 

À medida que a tecnologia avança, as empresas vão descobrindo as vantagens de incorporá-los às operações diárias.

Um relatório da Juniper Research, empresa britânica focada em pesquisas sobre o mercado global de tecnologia, aponta que até 2024 existirão mais assistentes virtuais do que seres humanos na Terra

A estimativa é que em pouco menos de dois anos existam 8,4 bilhões de dispositivos inteligentes com suporte para assistentes de voz, enquanto a humanidade estará na casa dos 7,8 bilhões.

Até o final de 2022, a estimativa é que aproximadamente 4,2 bilhões de dispositivos estejam sendo utilizados ao redor do mundo

Assim, a aplicação de Inteligência Artificial no setor de recursos humanos chega para tornar os processos mais eficientes, ao mesmo tempo que contribui para redução de custos.

Quer entender como isso funciona, quais os benefícios e como aproveitar? 

Como as assistentes virtuais podem ser úteis no RH?

A área de recursos humanos que possui uma plataforma de atendimento pode contar com o auxílio de chatbots para diversas finalidades, como: melhorar a comunicação interna, otimizar o recrutamento e seleção, realizar campanhas de endomarketing, enfim automatizar processos de RH burocráticos.

Vamos entender melhor sobre elas?

Comunicação geral

É possível conversar com os colaboradores em tempo integral e de forma unificada.

A assistente virtual dá as respostas certas a quem busca informações ou precisa fazer um procedimento ligado ao RH da empresa. Muito interessante e útil, não é?

Recrutamento

Uma assistente virtual pode desempenhar diversas funções dentro do processo de seleção e recrutamento. Como:

  • Recrutamento ativo de profissionais específicos;
  • Triagem entre profissionais interessados em vagas;
  • Marcação de entrevistas de acordo com a agenda dos recrutadores;
  • Elucidar dúvidas de candidatos sobre o processo de seleção;
  • Realizar entrevistas sem exercer pré-julgamentos;
  • Aplicar testes aos concorrentes;
  • Enviar feedbacks do processo seletivo aos candidatos.

Onboarding

Você sabia que uma assistente virtual também auxilia no processo seguinte ao recrutamento: o onboarding?

Ele oferece diversas informações, como:

  • Objetivo da empresa ao contratá-lo;
  • Benefícios que a empresa oferece;
  • Função específica do profissional na empresa;
  • Tarefas que ele realizará;
  • Contatos de diferentes setores da empresa;
  • Cultura da empresa;
  • Oportunidades de crescimento profissional interno.

Comunicação interna

Um assistente virtual pode ser programado para responder questionamentos internos e procedimentos ligados ao RH, como mensagens da diretoria, convites para eventos profissionais ou até mesmo confraternizações entre funcionários. 

Dessa maneira, ele atua mantendo a equipe informada, melhorando a comunicação interna da empresa.

Treinamentos

O treinamento dos funcionários é parte fundamental para uma empresa nos dias de hoje.

Dessa maneira, o assistente virtual no RH pode auxiliar nos treinamentos como fontes de conteúdo e aplicadores de testes dos conhecimentos adquiridos pelos colaboradores. 

Questões burocráticas

Por último, é possível fazer com ele lide com questões burocráticas também, como:

  • Solicitação de férias;
  • Política da empresa;
  • Folha de pagamento;
  • Benefícios.

Assuntos que certamente tomariam tempo do RH, poderiam ser resolvidos rapidamente.

Benefícios de usar um assistente virtual para o RH

Agora que você já sabe como a assistente virtual pode ser utilizada e aplicada no dia a dia, reunimos, aqui, os principais benefícios que ela pode oferecer no dia a dia:

Aumente a produtividade dos seus colaboradores: é possível otimizar processos burocráticos, como agendamento de férias, atualizações de cadastros e até efetuar disparos de comunicados em massa;

  • Agilize a rotina: permite que os funcionários tenham mais facilidade para encontrar informações e tirar dúvidas;
  • Crie um importante canal de escuta: é possível disponibilizar um canal de escuta onde os funcionários se sintam à vontade e seguros para relatar ao setor de RH casos de denúncia de assédio moral, por exemplo
  • Reduza custos com recrutamento: o processo de recrutamento é um dos que mais demandam tempo do profissional de RH. Por isso, com uma plataforma de atendimento, é possível automatizar essa etapa.

Assistente virtual no RH: exemplos de empresas que usam no seu dia a dia

São muitas possibilidades dentro do meio digital, porque assistentes virtuais se tornam facilitadoras da migração de muitas empresas para o digital, cuidando de toda a parte de contratação e gestão de colaboradores, sejam eles temporários ou não.

Para te mostrar que essa tecnologia funciona de verdade, trouxemos aqui alguns exemplos de empresas que usam um assistente virtual como facilitadores. Confira:

Itaú

O Itaú conta a ajuda de Paula, uma assistente virtual que auxilia nos processos de recrutamento através de uma página no Facebook. 

Ela direciona os candidatos de acordo com seus perfis e experiências para as vagas disponíveis, e realiza algumas perguntas para identificar se aquele candidato se encaixa no perfil organizacional da empresa.

Com um posicionamento descontraído, o bot envia memes e outros recursos típicos do digital durante a interação.

Vivo

A Vivo conta com a ajuda da assistente virtual Vivi, que atende dúvidas de seus funcionários internamente. Ela é configurada para responder a mais de 3 mil dúvidas dos funcionários da organização, relacionadas a férias e holerites, por exemplo.

O diretor de Relações Trabalhistas da Vivo, Luiz Xavier, explicou em entrevista à Época Negócios que a tecnologia levou os colaboradores a mudarem a percepção sobre o empenho da companhia em se tornar mais digital.

L’Oréal

Com 15 mil vagas abertas por ano, a marca de produtos de beleza L’Oréal recebia aproximadamente um milhão de candidaturas. Para economizar tempo e focar mais em qualidade, a empresa focou na implantação de um chatbot, a Mya, para auxiliar no recrutamento. 

A assistente virtual participa da primeira etapa do processo de seleção, verificando detalhes de disponibilidade do candidato e documentação. Agora que você já sabe como um assistente virtual pode ser o grande aliado para seu RH tecnológico, continue acompanhando o Blog da Plantar Educação e fique por dentro das novidades do setor!

Por:
Pai, filho, educador e apaixonado por inovação! Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.
Receba nossas sementes de conhecimento toda semana!
compartilhar

Compartilhe este conteúdo em: