Conhecida por aprendizagem informal (ou Informal Learning),esta é uma das formas de capacitação profissional que tem sido considerada tendência nas novas formas de educação.
Muitos a consideram como uma ótima maneira de proporcionar uma aprendizagem mais natural e efetiva.
Quando bem implantada e praticada, o conceito de aprendizagem informal rende ótimos frutos para uma empresa por meio da melhor qualificação de sua equipe!
Quer saber como aplicar esse tipo de aprendizagem na sua empresa? Então você está no lugar certo!
O que é, realmente, a aprendizagem informal?
Para entender melhor o que é a aprendizagem, vamos fazer de uma maneira diferente: pense na sua contrapartida, a aprendizagem formal.
Ela é definida dentro de três circunstâncias:
- Tem de ser realizada por meio de um professorado;
- É vinculada ao currículo de uma pessoa;
- Seu rendimento mede-se por um sistema externo de avaliações e controles.
Assim, o conceito de Informal Learning pode ser expressado simplesmente como o contrário disso: uma situação de aprendizagem e aquisição de conhecimentos que não cumpra nenhuma das circunstâncias da aprendizagem formal.
Assim ficou mais fácil, não é?
E quais são as vantagens da aprendizagem informal na empresa?
Já que esse tipo de aprendizagem é conhecida por ser mais efetiva e natural na capacitação dos colaboradores, separamos aqui uma das vantagens que faz com que ela ganhe esse título:
- Melhor adaptação dos novos colaboradores: a aprendizagem informal ajuda novos colaboradores a se adaptarem melhor pois eles aprendem por meio da prática das atividades laborais;
- Melhor desempenho laboral: estudos revelam que colaboradores novos são mais eficientes quando podem trabalhar junto a companheiros mais experientes em uma determinada atividade;
- Menores custos para a empresa: a aprendizagem informal, que trabalha com a formação natural do colaborador, gera menos custos para a empresa que os gastos com cursos e treinamentos presenciais.
Porém, também precisamos deixar claro que, para que ela aconteça, alguns pontos precisam ser considerados.
A aprendizagem informal necessita de maior adaptação e comprometimento dos estudantes. Além disso, é preciso que esses alunos consigam definir o seu foco de aprendizado e buscar as melhores alternativas para conquistar seus objetivos.
Ou seja, é preciso ficar sempre de olho aberto na sua estratégia de implementar essa aprendizagem e como está sendo recebida pelos seus colaboradores, ok?
Afinal, como implantar na sua empresa?
Finalmente, vamos falar da cereja do bolo: como implementar a aprendizagem informal na equipe?
Apesar de parecer simples, esse processo pode ser demorado e enfrentar diversos obstáculos, pois baseia-se mais na construção de uma cultura de aprendizagem do que em metodologias de implementação.
Sendo assim, 4 ações gerais podem ser utilizadas para facilitar esse processo:
Suporte aos colaboradores
A empresa que deseja aproximar a aprendizagem informal aos seus colaboradores precisa dar um suporte adequado para que isso aconteça.
Esse suporte deve ser tanto documental – por meio de materiais de trabalho, guias referenciais e um sistema de busca online -, quanto pessoal – com programas de gestão, coaching, mentoria ou com a ajuda de uma Universidade Corporativa.
Bancos de conhecimentos
Outra forma das empresas ajudarem na implementação natural da aprendizagem informal em suas empresas é por meio dos bancos de conhecimentos.
Eles podem ser espaços, documentos ou sistemas nos quais os colaboradores podem partilhar informações relevantes, além de fazer perguntas e tirar dúvidas, entre outras formas de promover experiências que estimulem o aprendizado.
Afinal, o conhecimento não deve ficar parado somente em uma pessoa da empresa. Ele deve ser compartilhado para que todos ganhem!
A partir daí, há inclusive uma mudança no provedor da informação. O que antes era disponibilizado apenas pela empresa passou a ser produzido e compartilhado pelo próprio colaborador.
Contar com métodos
Podemos dizer que a aprendizagem formal não é estruturada. Afinal, é possível que ela ocorra até mesmo sem uma intencionalidade, ou seja, de forma consciente.
Por isso, você pode contar com a utilização de alguns métodos que ajudarão:
- Foco de aprendizagem: normalmente, a aprendizagem informal tem um foco direto, partindo de quem está pesquisando. Um vendedor da sua empresa que pesquisa vídeos no YouTube para descobrir como melhorar sua abordagem está usando um meio de aprendizagem informal. Que tal a sua empresa promover um curso para isso?
- Planejamento: no caso da aprendizagem informal, não existe um planejamento, principalmente pelo fato de ser um modelo que parte diretamente do funcionário, e não da empresa. Porém, pode-se planejar ações internas;
- Objetivos e metas: normalmente são objetivos de curto prazo, como solucionar o defeito ou desenvolver uma habilidade necessária para desenvolver as atividades na empresa. Porém, isso deve ser colocado em algum relatório final.
Promover a participação de toda a equipe
Por fim, as empresas podem promover a aprendizagem informal ao estimular a participação de toda a equipe de colaboradores no processo.
Isso pode ser feito pela habilitação de grupos de práticas, escritórios virtuais colaborativos, ferramentas em redes sociais, help desk, intranet ou grupos, por exemplo.
O mais importante é que todos participem e deem seu feedback sobre as ações que estão sendo implementadas!
Sendo assim: organizações precisam unir todas as “pontes” de aprendizagem, mesclando diferentes estratégias e formatos. É assim que se constrói e se fortalece a verdadeira cultura de aprendizagem informal.