Ambiente virtual de aprendizagem: o que é e quais seus benefícios

Marcos Paulo Barbosa
Ambiente virtual de aprendizagem: o que é e quais seus benefícios

Nos últimos anos, principalmente em 2020, a tecnologia alterou a forma como nos comunicamos, nos informamos e aprendemos coisas novas. Na educação, essas mudanças aconteceram da maneira mais digital possível e a inserção do Ambiente Virtual de Aprendizagem, por exemplo, foi uma dessas mudanças.

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e gestores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online.

Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso on-line. E neste post, vamos entender melhor como ele funciona.

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem?

O ambiente virtual de aprendizagem é composto por um conjunto de ferramentas disponíveis na internet.

O objetivo do AVA é simular uma sala de aula. Nele, o aluno pode realizar as atividades que foram programadas; debater ideias e acessar o conteúdo das disciplinas; e ainda acompanhar o seu avanço através do relatório de atividades.

Qual a função dos ambientes virtuais de aprendizagem?

É importante lembrar que o AVA não é um substituto às aulas físicas, mas sim um complemento ao processo de ensino e aprendizagem. Por isso, apresenta uma série de benefícios que, muitas vezes, não podem ser vistos na sala de aula física. Como:

Apoio ao ensino presencial

Um AVA também pode ser um apoio para o ensino convencional ao ser utilizado em salas de aula presenciais.

A ferramenta online pode fazer parte da rotina de escolas ao trabalhar em conjunto com modelos de ensino híbrido.

O conteúdo das aulas pode ser disponibilizado de forma virtual e trazer inovação para a prática pedagógica, complementando as atividades com exercícios e alavancando a personalização do ensino, que falaremos em breve. 

Revisão e fixação do conteúdo

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é um excelente recurso para os alunos revisarem e fixarem o conteúdo que foi visto em sala de aula. 

Nele, também é possível pausar o conteúdo para fazer anotações importantes, caso a aula seja gravada. 

Por meio das videoaulas ao vivo, o estudante revisa o conteúdo ao entrar em contato com uma nova explicação sobre o assunto visto em sala. 

Já com os exercícios disponíveis no AVA, o aluno pode treinar e fixar melhor a matéria, bem como verificar se ainda tem dúvidas a respeito da temática trabalhada em sala.

Protagonismo por parte do aluno

Com o AVA, o protagonismo do aluno é trabalhado a todo momento. Pela dinâmica da plataforma, o estudante é convidado a desenvolver sua autonomia e responsabilidade.

Como? Vamos explicar!

Geralmente, as tarefas estipuladas pelo professor têm um prazo a ser cumprido e cabe ao aluno decidir o melhor horário e o melhor momento para resolvê-las.

Com isso, ele deve arcar com sua responsabilidade em relação a realizar a tarefa e entregá-la no prazo determinado. 

Análise de dados educacionais

Com o AVA é muito mais simples e rápido gerar dados educacionais e relatórios sobre os estudantes, turmas e disciplinas. 

Por meio do sistema, durante e após a realização das atividades propostas, tanto professores e gestores podem ter um panorama geral e comparativo da realidade educacional de sua escola.

Personalização do ensino

E a partir dessa análise, é possível traçar estratégias para melhorar o desempenho de seus alunos.

Ao ter acesso, por exemplo, a dados individualizados que mostram quais são as matérias que cada aluno tem mais facilidade e dificuldade, fica mais fácil traçar um plano personalizado de ensino.

Além disso, ao ter acesso a dados coletados, fica mais fácil verificar eventuais problemas na didática e buscar solucionar a questão antes mesmo de fechar um bimestre ou trimestre, adequando a didática às necessidades de cada turma.

Quais funcionalidades procurar em um AVA?

Agora que você já entendeu o que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem, como ele funciona e quais seus benefícios. O que procurar em um sistema que oferece esse tipo de ambiente?

  • Base para o conteúdo curricular: deve dispor de suporte para o conteúdo em diversos formatos, como arquivos PDF e PowerPoint, ferramentas de texto e glossários;
  • Comunicação e interação: é imprescindível que a plataforma tenha espaços como fóruns, chat, grupos e caixa de mensagens para a interação entre alunos e professores;
  • Perfil do aluno: o estudante pode ter um espaço customizável, no qual poderá cadastrar um perfil, ter seu calendário de atividades, acessar suas notas e o seu desempenho nas disciplinas;
  • Suporte para avaliação: a plataforma deve oferecer opções para montagem de questionários com correção automática, espaços para questões dissertativas e suporte para upload de arquivos;
  • Gestão do curso: a plataforma também deve fornecer a gestão do conteúdo dos cursos e alternativas de personalização.

Encontrar novas maneiras de ensinar e aumentar a produtividade da equipe é mais fácil do que parece. Existe uma série de recursos tecnológicos que estimulam a participação e a obtenção de conhecimento. 

Vale a pena explorar essas ferramentas e descobrir novos caminhos para a educação!

Sendo assim, para adotar um ambiente virtual de aprendizagem conheça as ferramentas disponíveis e verifique a aplicabilidade no seu contexto.