7 passos para fazer um bom planejamento semanal no trabalho

Marcos Paulo Barbosa
planejamento-semanal

Todas as pessoas que buscam alternativas para melhorar a sua produtividade no trabalho acabam descobrindo a importância de fazer um planejamento, ou até mesmo de cada dia. 

Quando a sexta-feira chega, como você está? Feliz porque vai ter uns dias de folga, mas ao mesmo tempo frustrado porque não conseguiu realizar todas tarefas importantes? 

Se a sua jornada termina mal, certamente ela começará da mesma forma na próxima semana.

Fazer um planejamento semanal para iniciar a segunda-feira com foco é fundamental para organizar as prioridades e conquistar os seus objetivos.

Sendo assim, ter uma programação semanal clara e bem organizada é o primeiro passo para conseguir atingir suas metas. E por isso, separamos aqui algumas dicas valiosas para realizar esse planejamento. Confira! 

7 passos para fazer um bom planejamento semanal no trabalho

O planejamento do dia fornece metas e objetivos para o seu dia de trabalho, funcionando como um norte para o que você precisa executar, evitando o desperdício de tempo, a ociosidade e, é claro, a improdutividade.

Um planejamento semanal claro e organizado é o primeiro passo para conseguir atingir suas metas. Se você quer aprender como criar o seu próprio planejamento e colocá-lo em prática, basta seguir os seguintes passos:

Compreenda que o sucesso depende de um bom planejamento

Quem não faz um planejamento, perde tempo com distrações e interferências. Quando não se tem prioridades definidas, fica fácil se distrair com atividades prazerosas, mas inúteis. Ou ainda com solicitações de outras pessoas com as quais não deveria se envolver.

Ter esse planejamento garante que você se concentre nas atividades que precisam de atenção e que podem te impulsionar em direção aos seus objetivos.

Utilize uma agenda

Antes de começar uma nova semana, você precisa definir quais são suas cinco prioridades até a próxima sexta. Contudo, não adianta ter isso claro apenas na mente. Você deve ter uma agenda e definir o tempo que irá se dedicar a cada uma das tarefas.

Incluir compromissos na agenda significa determinar um período de tempo para fazer o que precisa. Não se trata, portanto, de ter simplesmente uma lista de afazeres. Se você não definir horas específicas para realizá-las, provavelmente fará somente os itens mais fáceis e prazerosos. Assim, vai adiar as tarefas que exigem mais e que certamente são as mais importantes para atingir os objetivos.

Existem muitos recursos hoje que facilitam esse trabalho e dispensam o uso de uma agenda física. Um desses é a Google Agenda, disponibilizada gratuitamente e integrada com outros serviços, como o e-mail.

Defina uma ordem de prioridades

Além de discriminar quais são as suas atividades, você também deve classificá-las segundo sua importância. Algumas pessoas são tão atarefadas que acabam sendo engolidas pelo cotidiano e não conseguem aproveitar bem o tempo disponível. 

Uma dica aqui é compreender que sempre haverá tarefas que serão deixadas para trás. Caso perceba que os seus estudos de alemão realmente não acontecerão em breve, 

elimine-os de sua agenda para que consiga se organizar melhor. 

Ao mesmo tempo, existem alguns compromissos que não podem ser perdidos de forma alguma. Se pensar um pouco, certamente conseguirá dizer aquilo que realmente importa para os seus objetivos e planos.

Tenha sempre em mente a programação dos próximos dias

É fundamental que você tenha o mínimo de conhecimento sobre os compromissos mais importantes dos próximos dias. Não é necessário decorar a agenda semanal em detalhes, mas vale saber quais são seus próximos eventos chave. Assim, você não será pego de surpresa e poderá fazer as eventuais preparações necessárias para a ocasião.

Nesse sentido, manter uma agenda virtual também é útil. Muitas delas têm esse tipo de função para visualizar apenas os próximos dias, fornecendo um panorama de como será sua semana. 

Uma técnica eficaz, nesse sentido, é a de conferir quais são os compromissos para o dia seguinte toda noite antes de dormir. Esse simples ato ajudará a encarar os desafios com mais segurança e propriedade.

Evite distrações

Conhece a técnica Pomodoro? Facilita muito a evitar as distrações. Além disso, reforça a concentração e energia 100% naquela tarefa.

É bem simples. Consiste na divisão das tarefas por 25 minutos. Nesse período, nada de interrupções. O foco é total naquilo que está sendo feito.

Isso significa nada de celular e redes sociais. 

Como resultado, seu planejamento semanal será concluído com sucesso.

Planeje um tempo de lazer

Não adianta ser rígido e querer que o seu planejamento semanal seja 100% perfeito. Estabelecer altos níveis de produtividade pode fazer com que você se sinta frustrado se não conseguir cumprir.

Por isso, reserve um tempo em seu planejamento semanal para o seu lazer.

Não se esqueça dos imprevistos

Por fim, mesmo depois de aprender como organizar a semana, você não pode se esquecer de que imprevistos acontecem.

O ideal é ter alguns horários vagos e espaços entre os compromissos para dar conta dessas tarefas e eventos inesperados que sempre aparecem.

Por mais organizado que você seja, não é possível controlar tudo. Um pouco de flexibilidade pode deixar sua rotina mais leve e efetiva. 

Não deu para cumprir tudo? E agora?

Revise em qual tarefa levou mais tempo e por quê?

Depois disso, verifique se encaixa na agenda da próxima semana.

Caso positivo, dê preferência para ser a primeira atividade a ser realizada.  Dessa forma, é eliminada e concluída. E não ficará se arrastando por semanas.

Dicas de ferramentas para ajudar a realizar o planejamento semanal

Tem gente que funciona melhor no papel. E tudo bem.

O bom e velho planner voltou à moda. É só dar um pulo na papelaria da esquina que você encontra diversos modelos. 

Porém, se você prefere ter tudo em suas mãos, temos dicas de duas ferramentas que irão te ajudar! 

Trello

O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos. Pode ser de uso individual. Mas também compartilhado por uma equipe inteira. Há possibilidades de inserir responsáveis por determinada demanda. E até indicar qual é a fase de produção. O melhor de tudo vem agora. O uso é gratuito.

Calendário do Google 

Se você tem uma conta do Gmail facilita e muito a sua organização de compromissos dentro do planejamento semanal.

Basta inserir a atividade, que vai automaticamente para seu e-mail. Você pode inclusive, até permitir lembretes para não esquecer.

Sem contar que pode enviar avisos para outras pessoas. E até agendar e fazer reuniões por lá mesmo.

Como vimos, não existe gestão do tempo sem agenda e sem planejamento semanal! Tente começar aos poucos e trazer para si alguns dos princípios que citamos aqui.

Anotou nossas dicas? Então agora você já tem as informações necessárias para começar o seu planejamento semanal no trabalho e colher ótimos frutos! Se quiser acompanhar mais dicas como essa, fique de olho no Blog da Plantar, toda semana temos um conteúdo novo para você! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp