Lifelong Learning e a importância desse conceito para a sua empresa

Josivan Mesquita da Conceição
lifelong learning

A aprendizagem sempre esteve presente em todas as etapas de nossas vidas, através deles evoluímos desde aspectos básicos de vida e convivência até nossas carreiras. Sabemos que na atualidade o aprendizado vai muito além das pessoas, já que atualmente até mesmo organizações também são passíveis de aprendizado para amadurecimento de gestão. 

No entanto, a forma como encaramos o aprendizado vem passando por modificações importantes que estão redefinindo a maneira como aprendemos. Neste cenário entra em cena o conceito de Lifelong Learning. 

O lifelong learning considera o aprendizado como algo em constante evolução, algo que dentro das relações entre organizações e colaboradores pode mudar pra melhor a cultura da empresa. Sabendo disso, mais e mais empresas tem adotado o lifelong learning em seus processos diante dos colaboradores, o que também traz modificações positivas para os processos de treinamento e desenvolvimento dentro destas empresas.

Quer ficar por dentro do conceito de lifelong learning e saber como fomentar essa ideia entre o seu time de colaboradores? Então continue a leitura a seguir!

Mas o que é Lifelong Learning? 

Uma expressão que vem ganhando força nos últimos anos, lifelong learning é um termo em inglês que significa “aprendizado por toda a vida”. Basicamente, a ideia por trás do lifelong learning é a de que devemos estar em constante aprendizado, durante toda a duração de nossas vidas.

Ao fomentar uma ideia de constante evolução e aprendizado, o lifelong learnig vai de encontro a uma antiga ideia de que os indivíduos seguem uma linha de aprendizado inicial que ficaria defasado uma vez que este indivíduo ganhasse autonomia de vida e/ou de carreira. 

Na atualidade, onde o digital se faz cada vez mais presente e tornando as relações entre pessoas e organizações cada vez mais rápidas e dinâmicas, o lifelong learning surge como uma base para que profissionais de todas as áreas estejam atualizados com as mudanças gradualmente mais velozes.

Essa filosofia define que a permanência , é negativa pois o mundo está em um processo de mudança continuada que exige que estes profissionais também se adaptem a novos processos mais rapidamente. 

No entanto, o lifelong learning é uma filosofia flexível que pode ser usada para além do ambiente corporativo, podendo ser usada para o desenvolvimento pessoal e humano. 

Ao considerar experiências que vão além do ambiente formal de ensino, o lifelong learning permite que os indivíduos visualizem e absorvam o aprendizado em diversas situações de sua vida e através de relações interpessoais diversas. 

Por este motivo, esta filosofia tem sido cada vez mais adotada por profissionais no mercado, por conceder possibilidades servem tanto para o desenvolvimento profissional quanto a nível pessoal e humano. 

Algumas bases para o Lifelong Learning 

Com uma forte base voltada para a educação continuada e o desenvolvimento das chamadas soft skills, o lifelong learning tem como base o valor do aprendizado em diferentes contextos e situações, além de deixar aberta a porta para a aquisição de novos conhecimentos. 

Por isso, as bases para o lifelong learning podem ser diversas e se aplicar a diferentes processos de aprendizado. Porém, é possível apontar algumas bases necessárias para começar a entender o lifelong learning e se tornar um contínuo aprendiz em todas as frentes a sua vida pessoal e profissional. Algumas destas bases podem incluir: 

Flexibilidade

Para se tornar um lifelong learner, primeiro você precisa ter flexibilidade diante das diversas situações da sua vida pessoal e profissional. Entenda que para aprender também é necessário observar e se adaptar a novos cenários utilizando o que foi aprendido anteriormente. 

Prática

Corroborando a ideia da flexibilidade, é necessário que você coloque em prática aquilo que foi aprendido. No caso das soft skills, a autoanálise sempre será uma das suas maiores aliadas, já que o desenvolvimento pessoal também faz parte dele. 

Persistência

Outro ponto importante do lifelong learning é a persistência, já que se trata de uma filosofia que considera um aprendizado constante por toda a vida. Considerando que em um mundo cada vez mais acelerado a única constância é a mudança, persistir talvez seja a melhor forma de gerar aprendizados realmente valiosos pelo tempo em que forem necessários. Não se esqueça de que a estagnação é a maior inimiga do aprendizado por toda a vida. 

Curiosidade

A curiosidade será uma das principais qualidades que você precisa desenvolver se quiser se tornar um lifelong learner. Isso porque é através da curiosidade que você terá a oportunidade de obter novos aprendizados e, assim, continuar aprendendo. Adicione também a proatividade à curiosidade e você aprenderá a cultivar uma cultura de aprendizado constante sem que ele seja apenas uma situação pontual na sua vida. 

Benefícios do Lifelong Learning para as empresas 

No contexto corporativo, existem uma série de benefícios que podem ser colhidos ao adotar uma filosofia de aprendizagem continuada, tanto para as empresas que fomentam quanto para os colaboradores que abraçam. Por isso, independentemente de onde parte o incentivo ao lifelong learning, é necessário que haja comprometimento com a ideia para que o processo realmente funcione e traga resultados. 

Nas empresas, o investimento em plataformas de educação corporativa pode ser uma destas formas de incentivar o seu time de colaboradores a continuar aprendendo. Já para os colaboradores, é necessário cultivar a ideia de aprendizagem continuada e que não existe um momento para parar de aprender enquanto profissional.

Dentre os principais benefícios de adotar o lifelong learning dentro das empresas estão: 

Maior produtividade 

Ao adotar uma postura de aprendizagem contínua, é possível ver os resultados também do ponto de vista da produtividade no ambiente corporativo. Colaboradores que se atualizam tem mais chances de obter sucesso em situações adversas no ambiente de trabalho, bem como aprendem a produzir mais e melhor. 

Proatividade em evidência 

Outro ponto positivo do lifelong learning para as empresas é colocar a proatividade em destaque dentro da empresa. Através de uma aprendizagem contínua, os colaboradores de uma organização se veem voltados para uma rotina proativa e que enxerga as adversidades com outros olhos. 

Cultura voltada para o aprendizado 

Vimos que o aprendizado não é mais algo apenas individual, sendo que até mesmo organizações também aprendem e definem novas formas de atuar no mercado. Ao incentivar o lifelong learning aos seus colaboradores, a gestão também pode ajudar a construir uma cultura voltada para o aprendizado. Dessa forma, tanto empresa quanto o time de colaboradores sai ganhando.

Maior qualidade de vida e do trabalho 

O incentivo ao aprendizado contínuo também ajuda a construir gestões mais humanizadas dentro da empresa, criando um ambiente onde a qualidade de vida e do trabalho podem aumentar significativamente. As tendências do mercado caminham cada vez mais para a centralização dos valores humanos dentro das empresas. Por isso, o incentivo ao lifelong learning pode ser parte integral desta jornada na sua empresa. 

Melhor Employee Experience 

Na atualidade, a visão que colaboradores tem da empresa também influencia na maneira como essa empresa será vista no mercado. O incentivo ao lifelong learning pode te ajudar a reter os melhores talentos e construir uma melhor employee experience. Como resultado, seus colaboradores estarão mais engajados e satisfeitos em trabalhar na sua organização.

Definir novas culturas e dinâmicas no ambiente corporativo nunca é uma tarefa simples, tanto para empresas quanto para colaboradores. Fazer isso envolve um processo contínuo no qual o lifelong learning pode ajudar.

Fomentar o aprendizado nas empresas está cada vez mais se tornando uma ferramenta para que elas enfrentem com menor dificuldade crises futuras. Isso também as ajudará a construir culturas mais fortes e consistentes diante do seu time de colaboradores.

Agora que você sabe o que é lifelong learning e como ele pode beneficiar a sua empresa, que tal colocar a mão na massa? Conheça as soluções da Plantar e comece agora mesmo, basta clicar no banner abaixo.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp